Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do mês

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2020-07-01 até 2020-07-31

Documento do Mês

“Registo de passaportes do Fundo da Capitania Geral dos Açores”

 

Data: julho

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

 

A secção de Arquivo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional selecionou como “Documento do Mês” um “Registo de passaportes do Fundo da Capitania Geral dos Açores”, que data de 13 de julho de 1772.

Sediada no atual Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, a Capitania Geral dos Açores era encabeçada por um capitão general com o título majestático de Governador e Capitão General dos Açores, com alargada jurisdição administrativa, judicial e militar sobre todas as ilhas do arquipélago

Esta estrutura político-administrativa foi criada por Decreto a 2 de agosto de 1766, integrada nas chamadas reformas pombalinas da administração portuguesa durante o reinado de D. José I de Portugal, por iniciativa de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Funcionou durante 65 anos, até ser extinta pelo Decreto de 4 de junho de 1832, assinado em Ponta Delgada por D. Pedro IV. Contudo, já anteriormente, em 1828, a Capitania Geral deixara de exercer as suas valências, devido aos movimentos revolucionários que levariam à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).

O documento referente ao mês de julho, é o registo de passaportes de 13 de julho de 1772 (Livro nº 2, fl. 42). Documentos que eram emitidos a açorianos durante o período da Capitania Geral dos Açores.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.