Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Espuma dos Dias | "Tolerância Hoje"

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Angra do Heroísmo
  • 2019-10-19 às 18:00

Tolerância Hoje é o tema da próxima “Espuma dos Dias”, iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura, que terá lugar no próximo dia 19 de outubro pelas 18h00, na galeria do IAC e que contará com a presença de José Manuel Anes e Susana C. Gaspar.

Um dicionário de língua portuguesa define “tolerância” como sendo o respeito pelas ideias, crenças ou práticas dos demais. Mas todos conhecemos também a expressão “tolerância zero”, expressão que é, em si, um oxímoro. Ora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que data de 1948 e foi aprovada por vários países, no contexto da Organização das Nações Unidas, diz, no seu artigo 7º: “Todos são iguais perante a lei e, sem qualquer discriminação, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.” E, de facto, ao longo da segunda metade do século XX e na primeira década deste, muitos foram os países que laboraram nesse sentido. No entanto, nos últimos anos, têm surgido sinais alarmantes, com o regresso da xenofobia e novas formas de intolerância, de que o IRA (Intervenção e Resgate Animal) e a recente posição da reitoria da Universidade de Coimbra são exemplos nacionais.

Assim, entendeu o Instituto Açoriano de Cultura que era urgente debater o tema da tolerância. Para tal, convidou duas figuras de destaque nacional que têm refletido sobre estas questões, José Manuel Anes e Susana C. Gaspar, respetivamente Presidente do Conselho Consultivo do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo e ex-Presidente da Direção da Amnistia Internacional Portugal (entre 2015 e 2017).

José Manuel Anes abordará o tema da tolerância ativa, que exige uma verdadeira abertura antropológica ao outro e implica um conhecimento emocional desse outro, das suas tradições, hábitos e cultura.

Susana C. Gaspar falará dos tempos difíceis em que, apesar de vivermos uma era global e de fácil acesso à informação, se dá o agravamento do discurso de ódio e onde a falta de sentido crítico e de empatia enche as caixas de comentários das redes sociais. Para salientar a existência, ainda assim, de inúmeros projetos que querem reverter essa situação - projetos da sociedade civil, de artistas, de pedagogos por via da valorização da diversidade cultural e do sentido comunitário.

José Manuel Anes licenciou-se em Química pela Faculdade de Ciências de Lisboa e foi, durante cerca de vinte anos, criminalista do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, além de professor em diversas instituições universitárias, como a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Lusíada de Lisboa e do Porto, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário Militar, entre outras. É diretor, desde o nº. 1, da revista Segurança e Defesa e foi fundador, Presidente da Direção e Presidente do Conselho Consultivo do Observatório de Segurança, Criminalidade organizada e Terrorismo. Autor de várias obras, tem tido presença regular em jornais, revistas, rádios e TVs como comentador de assuntos de criminalidade, particularmente de Terrorismo.

Susana C. Gaspar é investigadora, artista de teatro, professora e ativista. Licenciou-se em Ciências da Cultura, com especialização em Comunicação e Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo atualmente doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações e Bolseira de Investigação da FCT. Em 2011, encenou “Lampedusa”, sobre os refugiados no Mar Mediterrâneo. Entre 2015 e 2017 integrou a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR). Desde 2016, leciona no Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo

Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
E-mail: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.