Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição Fotográfica "Emotions" de Red/Benjamim Leandro de Medeiros

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2019-10-07 até 2019-10-31

“Tudo acontece no momento presente. A vida é agora. O crescimento acontece agora. A felicidade existe agora. Os sentimentos são reais neste momento. Tudo o mais é fantasia.

O momento é breve, dura alguns segundos, como sempre, ele foi-se e passamos de imediato para o próximo. Os momentos vêm e vão, os sentimentos contidos neles envelhecem e a fotografia serve para preservar estes momentos.

O fotógrafo luta para captar o gesto, para contar o detalhe e captar o sentimento do todo e torná-lo vivo.

A arte de fotografar existe para manter vivo o momento vivendo o presente. Cada momento que é efémero sucede e antecede o momento.”

No próximo dia 7 de outubro, pelas 18h45, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem a honra de inaugurar, a exposição fotográfica “Emotions” de Benjamim Leandro de Medeiros, conhecido como “o fotógrafo vermelho” (Red/Benjamim).

Como primeiro e único Açoriano convidado a expor no iNstantes, Festival Internacional de Fotografia de Avintes, Benjamim Medeiros retrata momentos, sentimentos e emoções registadas nos Açores.

 

Red/Benjamim Leandro de Medeiros nasceu em Ponta Delgada em 1960.

É um apaixonado pela arte de fotografar, nas veias corre o basalto negro, no coração a dolência das ondas, num mar sem fim. Na alma de açoriano, tem o verde a indicar-lhe a esperança. Regista com um olhar sem segredo, a alma da sua gente e tudo o que identifica com a sua forma de ser e estar na vida, porque, afinal, a vida é uma passagem.

Dedica-se com alma à arte de fotografar, porque é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.

Tem vindo a colaborar com os seus trabalhos em eventos culturais. Colaborou com a RTP – Açores, em grafismo, na elaboração de genéricos e separadores. Contribui com trabalhos expostos em grandes dimensões, outdoors, para o bem-estar citadino, na maior cidade açoriana.

É com os seus trabalhos expostos em galeria de arte Fineart-Portugal, que tem revelado a qualidade do seu trabalho. Destacando-se em 2014, ano em que teve o maior número de trabalhos expostos, de entre 2934 fotógrafos de 77 países.

O seu livro  The movement of life faz parte da colecção Art Poket , da Corridor Elephan Editions. Colaborou ainda em prestigiados livros de arte, tais como 20 fotografias de rua, 20 longas exposições e 20 retratos a cores.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo do Colégio S/N
9500-054 Ponta Delgada

Telefone: 296 30 50 40
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.