Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Visões - o interior do olho humano

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Municipal de Santa Cruz das Flores
  • 2019-04-23 até 2019-06-30

Porque uns veem melhor que outros? Quais as capacidades e as limitações da nossa visão? O que existe para lá da “janela da alma”? São questões que têm resposta na exposição e que serão explicadas na primeira pessoa pelo oftalmologista Dr. António Travassos, numa visita guiada à exposição, no dia 26 de abril, pelas 21h, no Museu Municipal de Santa Cruz das Flores.

A mostra Visões reúne um conjunto de fotografias reais, captadas no interior do olho humano, acabando por relevar um instrumento de comunicação inovador entre Ciência e Arte. São histórias de sucesso da oftalmologia portuguesa.

António Travassos é membro do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud e pioneiro mundial no desenvolvimento e utilização da tecnologia 3D de Alta Definição. Em 2010, realizou pela primeira vez, na história da cirurgia ocular, uma operação com recurso a essa tecnologia.

É um dos melhores cirurgiões oculares do planeta, com fama de resolver problemas aparentemente sem solução, portador de uma dimensão humana invulgar porque trata todos quantos recorrem à sua arte independentemente da capacidade financeira que possuam. “Não me interessa ser o mais rico do cemitério. O que me move é poder evitar toda a cegueira curável”, frase que melhor define o seu carácter e atitude perante a profissão.

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo da Misericórdia
9970-315 Santa Cruz das Flores

Telefone: 292 592159
Fax: 292 593581

Ilha: Flores
Concelho: Santa Cruz das Flores


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.