Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exibição do filme "Só Dez Por Cento é Mentira"

  • Cinema
  • Salão da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas
  • 2019-03-24 às 18:00

Título: Só Dez por Cento é Mentira (A Desbiografia Oficial de Manoel de Barros)

Realizador: Pedro Cezar

Ano: 2008 | País: Brasil | Duração: 81 min.

Local de exibição: Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas

Data e hora: 24 de março | 18h00

Bilhete: 3€ público em geral | 1,5€ sócios do CCIT

Manoel de Barros, aquele que é conhecido como uma das vozes mais originais da poesia em língua portuguesa, não dava entrevistas. Tinha nada para falar. Em verdade, como ele orgulhosamente afirmava, sobre o nada tinha profundidades. Por isso em 1996 publicou o ‘Livro sobre nada’, que viria a ser uma de suas obras mais conhecidas. Em vão jornalistas de todo o Brasil e mesmo do exterior tentavam contactá-lo para gravar uma conversa. Conquanto seus poemas voassem vistosos como pássaros selvagens, ele não fazia questão nenhuma de aparecer, sequer nos meios literários, o que contribuiu para que fosse tão tardiamente descoberto e celebrado.

Com Pedro Cézar, o jornalista carioca que lhe apresentou a proposta para a realização de um documentário, não foi diferente. Declinou-a, como a todas as outras. Ele não dava entrevistas, era fato sabido. Entretanto, não era imune aos sonhos. Realizar este documentário era um grande sonho de Pedro Cézar, e quando soube disso — já o jornalista desistia de tanto insistir — o poeta dos despropósitos, o poeta que carregava água na peneira e que prezava insetos mais que aviões, acedeu.

Assim surgiu esta desbiografia autorizada, lançada no ano de 2008, trazendo uma linguagem cinematográfica irrepreensível, apresentando Manoel de Barros e sua poesia não como peças anatómicas, dissecadas, catalogadas e embebidas em formol, mas vivos, molhados de azul, com o visgo da lesma brilhando por cima, delatando seu frescor e sua natureza, convidando a plateia ao deleite e, especialmente, a ver poesia em “tudo aquilo que a nossa civilização rejeita, pisa e mija em cima”.

Manoel Wenceslau Leite de Barros poeta brasileiro, nascido em Cuiabá, Mato Grosso, em 1916. Aos 13 anos foi estudar num internato religioso no Rio de Janeiro, onde adquiriu bastante erudição. Tornou-se bacharel em Direito. Em 1949, saiu do Rio e voltou ao Pantanal para tomar conta de uma fazenda que herdou do pai. Viajou por vários lugares do mundo e chegou inclusive a viver em Nova York, Paris, Itália e Portugal. Afastado dos círculos literários só começou a ser conhecido em 1980, com 66 anos. Morreu em 13 de novembro de 2014, com quase 98 anos.

Pedro Cézar nasceu no Rio de Janeiro em 1968, é diretor e roteirista de cinema, publicidade e projetos institucionais. Produziu, dirigiu e roteirizou o filme Fábio Fabuloso, documentário de longa-metragem vencedor do Primeiro Prêmio Bravo de Cultura Prime 2005, além dos prêmios do júri popular no Festival de Cinema do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo, em 2004. É formado em jornalismo e foi editor da revista Fluir e colaborador dos jornais O Globo e Jornal do Brasil. Tem dois livros de poesia publicados, Puizía e Concepção de Frases em Ninhos de Água.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.