Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das Nove "As Raízes Egípcias do Culto do Espírito Santo", por Rogério Sousa

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Galeria do IAC
  • 2019-03-09 às 21:00

Sexta-feira, 8 de março, pelas 21h00, o IAC leva a cabo mais um Grémio das Nove, para uma conversa sobre as Raízes Egípcias do Culto do Espírito Santo, que contará com a presença de Rogério Sousa.

Nesta palestra abordar-se-á um dos núcleos identitários mais salientes das comunidades açorianas, o culto do Espírito Santo, à luz da tradição teológica egípcia. A tríade solar de Heliópolis, a cidade do culto solar, destaca-se na forma como poderá ter ajudado a criar no seio do cristianismo primitivo as bases para a formulação da Santíssima Trindade. Desta forma, é possível estabelecer paralelos conceptuais entre as duas tradições, os quais permitem compreender a génese de noções teológicas tão importantes como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Apesar da centralidade destas noções, a sua genealogia permanece ainda hoje mal conhecida, pelo que conhecer a sua origem nos ajuda a compreender melhor as razões profundas para a implantação do culto do Espírito Santo no próprio arquipélago.

Rogério Sousa é investigador principal do CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e egiptólogo, especialista em estudos de iconografia e simbólica, e coordenador do projeto internacional Gate of the Priests. Autor de uma vasta bibliografia publicada em Portugal e no estrangeiro, destacam-se, entre os títulos publicados no nosso país, “Iniciação e mistério no Antigo Egipto” (2009), “O Livro das Origens: O texto teológico da Pedra de Chabaka” (2011), “Guia Simbólico do Bom Jesus do Monte” (2016).

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.