Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência | O mundo narrativo de Mau Tempo no Canal, por Carlos Reis

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-11-22 às 18:00

Conferência: O mundo narrativo de Mau Tempo no Canal,

por Carlos Reis

 

Data: 22 de novembro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Jovens e adultos

 

O mundo narrativo de Mau tempo no canal é o tema da conferência que, no próximo dia 22 de novembro, será proferida por Carlos Reis na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da dinamização da exposição Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço, inaugurada no passado mês de setembro.

No romance Mau tempo no canal (1944) configura-se um mundo narrativo que decorre da conjugação de vários componentes: personagens e objetos, espaços de localização, valores e regras sociais, acontecimentos e suas causas, leis físicas e eventos mentais. Nesse mundo narrativo transcorrem ações protagonizadas por figuras como Margarida Clark Dulmo, justamente considerada uma das personagens mais marcantes de toda a ficção romanesca em língua portuguesa. Relacionam-se com ela outras personagens (João Garcia, por exemplo), numa rede de tensões sociais e familiares que projetam em contexto açoriano temas e motivos com vasta circulação na literatura ocidental.

Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea e do aniversário das primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas, esta instituição promoverá, para além da exposição referida, conferências mensais com diversos especialistas em Nemésio, numa perspetiva de divulgar diferentes abordagens acerca desta figura.

 

Carlos Reis é licenciado em Filologia Românica (1974) e doutorado em Literatura Portuguesa (1983) pela Universidade de Coimbra. Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1990). Professor convidado das Universidades de Salamanca, Santiago de Compostela, Wisconsin-Madison, Massachusetts-Dartmouth e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Áreas de docência e pesquisa: Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea; Teoria da Literatura; Estudos Queirosianos. Diretor do Centro de Estudos de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Aberta (1988-1998). Pró-Reitor da Universidade Aberta para a Difusão e Promoção da Língua e Cultura Portuguesa (1988-1998). Coordenador da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (Imprensa Nacional-Casa da Moeda; 14 vols. publicados). Coordenador da História Crítica da Literatura Portuguesa (Editorial Verbo; 8 vols. publicados). Diretor das revistas Discursos (Univ. Aberta; até 1998), Queirosiana (Fundação Eça de Queirós) e Leituras. Revista da Biblioteca Nacional (de 1998 a 2002). Diretor da Biblioteca Nacional (desde maio de 1998 até outubro de 2002). Presidente da Comissão para o Bicentenário de Almeida Garrett (1999). Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (desde agosto de1999 até julho de 2002). Presidente da Comissão Nacional e da Comissão Executiva do Centenário da Morte de Eça de Queirós (2000-2001). Coordenador Científico do Centro de Literatura Portuguesa (Fundação para a Ciência e Tecnologia) da Faculdade de Letras de Coimbra (2003-2006). Reitor da Universidade Aberta (2006-2011). Presidente da European Association of Distance Teaching Universities (EADTU) (2010-2011). Tem vários livros, artigos e capítulos de livros publicados e possui colaboração em dicionários e antologias.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.