Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do livro "Arqueologia nos Açores – uma breve história", de José Luís Neto

  • Literatura/Literature
  • Galeria do IAC
  • 2018-10-20 às 18:00

“Arqueologia nos Açores – Uma Breve História”, de José Luís Neto, é a primeira obra sobre esta matéria que se publica nos Açores e será apresentada por Francisco Maduro-Dias a 20 de outubro (dia da Arqueologia), pelas 18h00, na sede do IAC, ao Alto das Covas.

O livro reflete, de forma despretensiosa, o que têm sido os trabalhos arqueológicos levados a cabo na região e constitui-se como a primeira visão de conjunto da arqueologia no arquipélago e como o primeiro manual de arqueologia dos Açores.

A arqueologia é uma ciência ligada à história que se dedica ao estudo das manifestações culturais e materiais desde o surgimento do homem até ao presente. A sua missão é, pois, por um lado, ajudar-nos a perceber o passado e a ação humana e, por outro, permitir a preservação e narração da história e do património cultural. A arqueologia, ao identificar e datar os vestígios deixados pelas gerações anteriores, constitui-se assim como fundamental na história dos Açores, permitindo um entendimento mais rigoroso dos factos e acontecimentos dos nossos antepassados.

Sendo a arqueologia um trabalho coletivo, esta obra é, pois, o reflexo singular do labor de quantos, ao longo dos tempos, a ela se têm dedicado no arquipélago. “Arqueologia nos Açores – Uma Breve História” é, assim, como o título indica, uma interpretação breve e possível do tema, reunindo e sintetizando todos esses trabalhos, tendo em vista a divulgação dos mesmos junto de quem vive ou visita os Açores. Não explora apenas os achados arqueológicos encontrados nas várias intervenções efetuadas, mas antes, ao reunir o escavado, algum edificado e alguma documentação, procura reconstruir imagens sobre vários aspetos que envolvem a arqueologia enquanto fenómeno cultural nos Açores.

O autor, José Luís Neto, que nasceu em Lisboa, em 1977, cedo manifestou o seu interesse pela arqueologia, o que o levou, desde os quinze anos, ao pó das escavações. Licenciado, mestre e doutor na área, trabalhou em inúmeras prospeções e escavações, de norte a sul e ilhas, tendo desenvolvido relevante trabalho no estudo e recuperação do património de Setúbal, até “atracar”, em 2012, nos Açores, onde tem procurado dinamizar e desenvolver a arqueologia, nomeadamente com o Roteiro do Património Cultural Subaquático e as Cartas de Risco. É autor de uma dezena de livros e de três centenas de artigos nos domínios da arqueologia, arte, história e filosofia, que desenvolve em paralelo com o seu interesse pelo teatro e artes, bem como pela literatura, tendo já publicados um livro de contos, dois romances e uma dramaturgia.

O apresentador, Francisco dos Reis Maduro-Dias, é licenciado em História pela Universidade do Porto, com pós-graduações em Museologia e em Gestão e Conservação da Natureza. Coordena a Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, depois de ter sido diretor do Museu de Angra do Heroísmo (2002-2005) e do Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo (1987-2000). Tem sido professor convidado em diversas instituições e desenvolve, há mais de 40 anos, atividade nas áreas da gestão e conservação de património cultural e natural, bem como nas áreas de museologia, história, arqueologia e turismo. É autor de diversos textos sobre esses assuntos e frequentemente convidado para palestras e comunicações, em congressos e colóquios, em Portugal e no estrangeiro. 

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.