Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Concerto | Victor Castro

  • Música/Music
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-10-12 às 21:00

Concerto com Victor Castro

- Guitarra Clássica-

 

Data: 12 de outubro

Hora: 21:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro proporciona uma viagem sonora com a guitarra de Victor Castro que interpretará os seguintes compositores: Isaac Albéniz, Agustín Barrios Mangoré, Francisco Tárrega, J. S. Bach e Victor Castro.

 

O guitarrista, arranjador e compositor Victor Castro nasceu em Angra do Heroísmo, Açores (Portugal). No Conservatório Regional de Angra do Heroísmo estudou com Carlos Batista Ávila e com os norte-americanos Steven Rings, Timothy Johnson, Miles D. Barford e Eddy Goldz. Concluiu os estudos com Roberto Hugo (Uruguai).

É licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão-Brasil e Mestrando na área da Performance, na Universidade de Aveiro – Portugal.

Participou das masterclasses de consagrados guitarristas tais como: David Russell (Escócia), Ana Vidovic (Croácia), Marco Pereira (Brasil), Fabio Zanon (Brasil), entre outros.

Já realizou concertos em Portugal, Espanha, Finlândia, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Como alguns destaques da sua carreira pode-se citar a estreia de obras de vários compositores, entre os quais: Timothy Jonhson (USA), Antero Ávila (PT) Thomas Kupsch (GER), Ubiratan Sousa (BRA); o concerto das comemorações do 10 de Junho para Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio; convidado do Ciclo de Guitarra da Secretaria da Cultura de Coimbra e do Festival Internacional Francisco Lacerda; Integral da obra para violão de Lopes-Graça em concerto no Auditório da SPA, Lisboa.  

Em 2010 foi distinguido em Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que lhe entregou Prémio Talento 2009 pelas mãos do fadista Camané.

Lecionou guitarra clássica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (Portugal). Em São Luís – Maranhão - Brasil, foi professor e coordenador do curso de guitarra clássica na Escola de Música do Estado do Maranhão, foi professor de Guitarra Clássica na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Atualmente prossegue os seus estudos na Universidade de Aveiro, ministra aulas e masterclasses, dividindo ainda o seu tempo entre a performance a solo e com outros músicos.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.