Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

O Museu Vai à Escola

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Escola Básica Jardim do Capelo
  • 2018-10-12

O Museu vai à Escola

12 de outubro – 14h

Turmas de 1º ciclo e de Jardim de Infância

Escola Básica Jardim do Capelo

 

 

Tendo consciência de que , muitas vezes, a dificuldade de transporte inviabiliza a vinda da comunidade escolar ao Museu  da Horta, este ano propomo-nos realizar uma atividade que visa proporcionar a esses públicos o acesso às atividades promovidas pelo Serviço Educativo.

 

Assim,  o projeto intitulado O Museu Vai à Escola pretende levar à Escola Básica JI do Capelo uma oficina baseada na exposição:

- A Arte do Papel Recortado

  Esta exposição temporária é constituída, na sua totalidade, por trabalhos realizados em papel de seda branco, da autoria de Maria de Lourdes Pereira. Utilizam-se tesouras de bordar de pontas afiadas e alfinetes para pregar as dobras do papel à medida que se vai dobrando e que o trabalho ganha forma. A técnica consiste em ir fazendo diversas dobras cada vez menores consoante a progressão do trabalho e do modelo escolhido, iniciando o recorte sempre do exterior para o centro.

As fontes de inspiração são as mais diversas , desde riscos de rendas e bordados a obra de talha. No entanto, a grande fonte de inspiração advém da imaginação , criatividade, gosto e perícia de quem realiza a obra.

Para além de se pretender apresentar o projeto e o trabalho desenvolvido pelo Serviço Educativo  à comunidade escolar , esta oficina tem como objetivo fazer despertar o interesse por uma visita física ao Museu da Horta.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D' Ávila e Bolama
9900-141 Horta


Telefone: 292 392784
Fax: 292 293441







Ilha: Faial
Concelho: Horta

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.