Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


O Legado da Condessa de Cuba ao Museu Carlos Machado. Exercício de Critica do Objeto Museológico | Curso livre, por Sofia Lapa

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Instituto Cultural de Ponta Delgada
  • 2018-11-12 até 2018-11-16 às 18:00

O LEGADO DA CONDESSA DE CUBA AO MUSEU CARLOS MACHADO. EXERCÍCIO DE CRÍTICA DO OBJETO MUSEOLÓGICO

Curso livre, de 12 a 16 de novembro de 2018.

5 sessões, das 18:00 às 20:00 horas (duração total: 10 horas).

Inscrição: €20,00.

SINOPSE

Cruzando a História da Arte com a Museologia, o curso livre O Legado da Condessa de Cuba ao Museu Carlos Machado. Exercício de Crítica do Objeto Museológico, a ter lugar no Instituto Cultural de Ponta Delgada, de 13 a 16 de novembro próximo, remete diretamente para o estudo que Sofia Lapa vem desenvolvendo sobre o legado feito por Maria Francisca Borges de Medeiros Dias da Câmara (1860-1945), condessa de Cuba, ao Museu Carlos Machado.

A Crítica do Objeto Museológico, alicerçando a interligação entre as funções museológicas de Investigação e de Exposição-Interpretação-Mediação, afirma-se como área de investigação específica dos Estudos de Exposição, focada na história e na caracterização da mediação expositiva de uma coleção museológica. Através de um conjunto diversificado de metodologias de análise dos vários elementos de interpretação e mediação da coleção, criados para os visitantes das exposições, a Crítica do Objeto Museológico permite quer a caracterização geral de uma exposição quer a caracterização específica do modo como cada objeto do acervo exposto é mostrado, bem como a fixação da biografia de cada um destes objetos museológicos, i.e., bens culturais incorporados no acervo de um museu.

Tendo como tema axial a mediação expositiva da pintura do Legado da Condessa de Cuba, e procurando contribuir para o estudo da história do Museu Carlos Machado, cada uma das cinco sessões deste curso centrar-se-á em obras específicas daquele Legado, problematizando, entre outros, temas como a Atribuição, a Intitulação, a Datação, e a Montagem expositiva.

PROGRAMA

Sessão 1:

A Crítica do Objeto Museológico enquanto área de estudos da Museologia: âmbito científico e objetivos gerais. Metodologia de caso de estudo. Síntese dos resultados do estudo sobre exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian, desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento de Sofia Lapa (2015).

Caso de estudo abordado neste curso: Exposição permanente do Museu Carlos Machado, Núcleo de Arte Sacra, Galeria de Pintura, Escultura e Ourivesaria. Amostra de estudo: o Legado da Condessa de Cuba.

(1) O Museu Carlos Machado à data do Legado de Maria Francisca Borges de Medeiros Dias da Câmara (1860-1945), 1944-1947.

(2) Caracterização geral do Legado.

Sessão 2:

(3) A Pintura do Legado. Estado da Arte e novos contributos para o seu estudo: Assunção da Virgem [nº INV. 5636], Maria Madalena [nº INV. 5231] e Anunciação [nº INV. 5634]

Sessão 3:

(continuação) S. Sebastião e Santa Irene [nº INV. 5640] e Salomé [nº INV. 5639].

Sessão 4:

(continuação) S. Pedro [nº INV. 5635] e Santo António[nº INV. 5638]

Sessão 5:

O núcleo de 24 obras de António Benedito Soares de Faria e Barros, conhecido por Morgado de Setúbal, Mafra 1752 - Setúbal 1809, pintor português activo entre o final séc. XVIII e o início séc. XIX

NOTA BIOGÁFICA

SOFIA LAPA é investigadora integrada do CHAM, Universidade dos Açores e Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em História da Arte, especialização em Museologia e Património Artístico (FCSH-UNL, 2010/15); Mestre em Museologia e Património (FCSH-UNL, 2005/09), Pós-Graduada em História da Arte (FCSH-UNL, 1992/95), e Licenciada em História – Variante de História da Arte (FCSH-UNL, 1987/91).

Formadora de adultos nas áreas de Serviço Educativo em museus. Autora de publicações na área da Mediação do Património em museus e noutras instituições. Concebeu projetos de Serviço Educativo, visitas guiadas e oficinas relacionados com a programação expositiva de vários museu. Orientou cursos livres, workshops e módulos de formação.

Colaborou com: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian; Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves; Casa-Museu Guerra Junqueiro; Museu Abade de Baçal; Museu Municipal de Faro; Museu do Papel Moeda /Fundação Dr. António Cupertino de Miranda; Museu Nacional de Arte Antiga; Museu Nacional Soares dos Reis; Museu Nacional do Teatro; Museu Nacional do Traje; Museu Municipal de Faro; Museu de Portimão; NARC/ Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros/Fundação MILLENIUM BCP.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua José Maria Raposo Amaral, 101
9500-078 Ponta Delgada Açores - Portugal
Telefone: (+351) 296628598
Telemóvel: (+351) 964518805
E-mail: [email protected]
Skype: instituto.cultural.ponta.delgada

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.icpd.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.