Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Obra Completa de Nemésio - apresentação

  • Literatura/Literature
  • Livraria Solmar
  • 2018-11-02 às 18:00

Um marco na história da cultura açoriana: OBRA COMPLETA DE NEMÉSIO PELA PRIMEIRA VEZ NOS AÇORES

A Obra Completa de Vitorino Nemésio está a partir de agora disponível para os leitores da Região Autónoma dos Açores.

A Companhia das Ilhas, em parceria exclusiva com a Imprensa Nacional, começa este ano de 2018 a publicação da obra completa de Vitorino Nemésio, um dos mais importantes escritores açorianos do século XX e figura de enorme relevo na história da literatura portuguesa.

Esta importante iniciativa editorial disponibiliza para os leitores açorianos a obra do criador de Mau Tempo no Canal, Festa Redonda e de tantos outros livros marcantes da nossa literatura, que não têm tido edições regionais, e estão ausentes das Bibliotecas em edições actualizadas. Esta lacuna fica a partir de hoje colmatada por esta iniciativa da Companhia das Ilhas e da Imprensa Nacional.

Com as obras finalmente disponíveis, abre-se um novo espaço para a iniciativa das Escolas, dos Municípios e das Bibliotecas Municipais e Regionais para o estímulo à divulgação e estudo do grande escritor açoriano Vitorino Nemésio.

A Obra Completa tem coordenação científica do Professor Luiz Fagundes Duarte e a participação de especialistas da obra de Vitorino Nemésio, que asseguram também a apresentação de cada texto para o grande público.

A sua edição e distribuição é exclusiva da Companhia das Ilhas para a Região Autónoma dos Açores.

Primeira apresentação pública

A primeira apresentação pública da Obra Completa de Vitorino Nemésio – o volume Poesia I (1916-1940) – terá lugar na Livraria Solmar (Ponta Delgada). Para falar desta obra, estarão presentes o Professor Luiz Fagundes Duarte (coordenador editorial e científico da Obra Completa), e os professores Leonor Sampaio da Silva e Urbano Bettencourt, ambos prefaciadores de obras de Nemésio na colecção. O editor Carlos Alberto Machado estará também presente. A sessão acontecerá no dia 2 de Novembro, pelas 18 horas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Manuel Paulino de Azevedo e Castro, 3
9930-149 LAJES DO PICO
TELEMÓVEIS: 912 553 059 / 917 391 275 * REDE FIXA: 292 672 748
EMAIL: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://companhiadasilhas.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.