Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


(a)Riscar o Património/Heritage Sketching

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Freguesia da Maia
  • 2018-09-29 às 11:00

(a)Riscar o Património 5ª ed.
(a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro. São Miguel recebe, uma vez mais, o (a)Riscar o Património – Heritage Sketching. Trata-se de um encontro nacional de desenho de património, a realizar-se no sábado dia 29 de Setembro, sob o tema “Partilhar Memórias”. Este evento, coordenado pela DGPC, terá lugar na freguesia da Maia no Concelho da Ribeira Grande em casa do escritor Daniel de Sá.
Contando com uma adesão cada vez maior de participantes e localidades, o projeto tem como propósito alargar o conceito de património a outro tipo de interpretações e representações, associando-se ao desenho como forma de expressão privilegiada, espontânea e lúdica. 
Dos trabalhos resultantes dos encontros, promoveu-se uma exposição itinerante, apresentada já em 8 cidades, que reflecte o universo de todos os que riscam e arriscam – no desenho, no património e na vida.
Para 2018, além dos encontros de Setembro estão previstas exposições no Museu Nacional dos Coches e Museu Nacional do Traje. Prevê-se também converter o blog da iniciativa em website, e produzir uma edição impressa sobre o projecto e os trabalhos reunidos ao longo dos 5 anos.

Organização: Direção-geral do Património Cultural e Urbansketchers Portugal Açores;
Coordenação local:  Rodrigo de Sá e Maura Barreto;
Esclarecimentos e inscrições:  [email protected]
Anfitriã: Alexandra Baptista

 



Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.