Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Serão de Viola da Terra com Rafael Carvalho no Museu do Pico

  • Música/Music
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2018-07-31 às 21:00

O Museu do Pico promove no dia 31 de julho, terça-feira, no âmbito das Comemorações dos 30 anos do Museu dos Baleeiros, um concerto intitulado Serão de Viola da Terra, com o renomado músico regional Rafael Carvalho, que regressa mais uma vez ao auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, para apresentar o seu último CD 9 Ilhas, 2 Corações.

Rafael Carvalho, micaelense, é autor dos álbuns Origens, Paralelo 38 e Relheiras, trabalhos com várias peças tradicionais açorianas e, ainda, com temas originais seus para Viola da Terra.

Como é habitual mais uma vez encontra-se de férias no Pico, que também é a sua “casa”, e para este espetáculo conta com a participação especial dos amigos e tocadores da terra Manuel Canarinho, José Canarinho e Jorge Canarinho.

Este novo CD, em formato de CD Duplo, tem cerca de 80 temas, de todas as Ilhas dos Açores, executados numa só Viola, a solo, num trabalho de pesquisa e recolha de cerca de duas décadas, e que inclui muitos temas conhecidos de todos mas também peças que nunca foram editadas.

Rafael Carvalho reconhece que já há algumas edições em CD com temas de todas as ilhas dos Açores, mas assume que um CD com esta dimensão (80 temas, executados numa só Viola), num trabalho sem arranjos musicais, só com a sonoridade pura das nossas gentes e com a essência original de cada peça, é algo inédito nos Açores.

Há 10 anos professor contratado no Conservatório Regional de Ponta Delgada, e responsável pela estruturação do Curso Curricular de Viola da Terra naquela instituição, Rafael Carvalho defende que este trabalho é fundamental para complementar o estudo da Viola da Terra no Conservatório, por incluir temas que podem ser utilizados nos vários graus de ensino:  Iniciação, Básico e Secundário.

Para o músico açoriano este seu último trabalho é uma homenagem às 9 Ilhas dos Açores e a todos os que se dedicaram a tocar, ensinar e apreciar a Viola da Terra, no nosso Arquipélago.

Esta noite musical terá o seu início pelas 21h, com entrada gratuita.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.