Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência | As casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-07-20 às 17:00

Conferência: As casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII,

por Mateus Laranjeira

 

Data: 20 de julho

Hora: 17:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Jovens e adultos

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza uma conferência em que Mateus Laranjeira abordará as casas de câmara e cadeia nos Açores.
A sua evolução ao longo dos séculos constitui uma tipologia específica da arquitetura civil, um modelo que teve as suas raízes em Portugal, no século XIV, chegando aos Açores já consolidada, a partir da 2.ª metade do século XV, acabando depois por ser abandonada no século XIX.
Na ilha Terceira, as casas de câmara e cadeia de Angra e da Praia foram construídas no 1.º quartel do século XVII, verificando-se que a câmara da Praia se apresenta, hoje, como o exemplar mais antigo existente no arquipélago. Nos meados do século XIX, a casa da câmara de Angra foi substituída pelo atual edifício.

 

Mateus Eduardo da Rocha Laranjeira, natural de Angra do Heroísmo, é licenciado em Património Cultural (2005) e Mestre em História da Arte (2013), pela Universidade do Algarve. De momento, frequenta o Curso de Doutoramento em Arquitetura, no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa. Foi investigador no projeto “Museu do Barrocal – ecossistema, demografia e práticas socioculturais” (2006); colaborador nas exposições de Arte Contemporânea “Circulação Livre” (2007) e "Articulações" (2008), organizadas na Antiga Fábrica da Cerveja de Faro; investigador da equipa que realizou o Inventário do Património Imóvel dos Açores – concelho de Ponta Delgada (2007-2008); colaborador no projeto “O Património perto de si”, com o artigo “Sobre a Sé de Angra do Heroísmo”, projeto do jornal Açoriano Oriental promovido pelo Governo dos Açores (2012); conferencista convidado para a “Comemoração do 450º aniversário do alvará régio que mandou avançar com as obras da Sé de Angra 1568-2018”, com a explanação “São Salvador de Angra – uma catedral sebástica”, parceria Diocese de Angra/Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (10.01.2018).Publicou os livros São Salvador de Angra – uma catedral sebástica (2008) e As Casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII (2016), obras editadas pelo Instituto Açoriano de Cultura.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.