Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Bookcrossing - “Encontre um livro livre, leia-o e liberte-o”

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2018-07-02 às 11:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, aproximando-se cada vez mais dos interesses dos seus leitores, é agora parceira do Bookcrossing.

O Bookcrossing é um movimento mundial de incentivo à leitura e à criação de uma comunidade em torno da partilha de livros. O bookcrossing é entendido como um clube de livros global que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros libertam livros para que possam ser encontrados por outros. O objetivo consiste em transformar o mundo numa biblioteca.

Este processo é feito de forma totalmente gratuita e, como cada um dos livros tem um número de registo (BCID), quem os encontra, ao aceder a www.bookcrossing.com, poderá ver de onde ele veio, por onde andou, e deixar a sua opinião sobre o livro que leu.

A ideia é simples: aderir a uma comunidade de leitores livre e sem fronteiras, através do lema: “Encontre um livro livre, leia-o e liberte-o”.

Aliando-se a este movimento e assinalando o Dia Mundial das Bibliotecas – 1 de julho - a BPARPD, a partir do dia 2 julho, irá “libertar” livros em diversos locais públicos dos distintos concelhos da ilha de São Miguel, promovendo desta forma hábitos de leitura, aproximando o livro de públicos alargados e criando uma nova comunidade de leitores.

Informamos que a “viagem” inaugural dos primeiros livros libertados pela BPARPD terá lugar no jardim Antero de Quental, pelas 11h00, do dia 2 de julho.

Para comentar os livros libertos pela BPARPD, aceda a www.bparpd.azores.gov.pt, na área de Destaques, onde encontra o acesso ao bookcrossing – www.bookcrossing.com -, insira o número de identificação do livro que encontrou (BCID), deixe o seu comentário, e depois liberte-o!

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305040
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.bparpd.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.