Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Mérito e Distinção | Ordens Honoríficas Portuguesas

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo - Sala Dacosta
  • 2018-06-09 até 2018-09-23

 A exposição Mérito e Distinção | Ordens Honoríficas Portuguesas apresenta alguns exemplos de condecorações que integram a coleção do MAH, a par de insígnias pertencentes a colecionadores particulares e a familiares de agraciados, associando-as as personalidades que receberam as referidas distinções, tais como Vitorino Nemésio, Francisco de Lacerda Machado, Tenente Coronel José Agostinho, Adalberto Martins, entre outras.

Este tipo de condecoração radica numa tradição secular que remonta à Idade Média e destina-se a galardoar ou a distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos nacionais que se notabilizem por méritos pessoais, por feitos militares ou cívicos, por atos excecionais ou por serviços relevantes prestados ao País.

A  inauguração, que terá lugar sábado, pelas 15h00, em regime de livre acesso, contará com uma comunicação do Dr. Paulo Estrela, colecionador de falerística, fundador da recém-criada Academia de Falerística de Portugal e membro de várias associações falerísticas estrangeiras, que nos últimos anos se tem dedicado a área do conhecimento, tendo publicado o livro Ordens e Condecorações Portuguesas 1793-1824 e escrito mais de uma dezena de artigos académicos inéditos.

Horário
Período de verão: 1 de abril a 30 de setembro
Terça-feira a domingo e em dias feriados: 10h00 às 17h30

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://museu-angra.azores.gov.pt

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.