Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Rodrigo Amado, Michael Ross & João Tavares

  • Música/Music
  • Arco 8
  • 2018-03-10 às 22:30

Esta é a primeira vez que escrevo com palavras sobre música, e muito me honra o convite. Tem sido sempre pelo olhar, mas tenho a perfeita consciência do poder que tem a música como a mais directa estrada para fazer chegar a todo o corpo todas as sensações a que temos “direito”: enquanto ouvintes e espectadores dos nossos mundos mais íntimos; se formos atentos não só à melodia/sonoridade, mas também à expressividade do movimento corporal musical. Como fotógrafo, sou também um “músico visual” e para concretizar a tarefa de os representar (aos artistas) e promover a sua arte, só conseguirei se “tocar” com eles, se “dançar”, se estiver sintonizado. Talvez não seja por acaso que dois dos artistas deste evento são também fotógrafos, ou porque não dizê-lo, também músicos.... Serei espectador, como todos vós, de um projecto musical novo e talvez único. Mas não é nova a partilha, nem entre nós e eles, nem ao contrário, pois já temos vindo a encontrar as suas sonoridades individualmente. O improviso, é o que mais fazemos todos os dias; desde limpar o beiço na manga, a cozinhar, a viver, até soltar uma nota musical que liga com outra e assim por diante, até esta manifestação se tornar numa jornada de histórias individuais interpretadas para o bem comum. Improvisar será a arte da possibilidade? No dizer de Ramon Gener, autor do livro ”Se Beethoven pudesse ouvir-me”; “Ela (a música) fala a todo aquele que quiser ouvi-la. Quando soa, as notas que ouvimos são as mesmas para toda a gente, mas o seu significado, o que recebemos, o que sentimos, o que cada um de nós entende é diferente. É essa a sua transcendência. É essa a sua magia” E para sentirmos essa transcendência, é preciso deixarmo-nos levar, e ao entrar no mundo da música, tudo é compreensão, partilha e amor, levados por universos paralelos e linguagens universais, motivadas a partilhar o alimento do espírito que é a música. A terminar mas sempre em jeito de começo, cito Antero, “A música é a arte divina dos sons.”
Fernando Resendes, 2018


Os músicos:

João Tavares Baterista e fotógrafo português, músico açoriano que tem vindo seguramente a saber revelar as suas potencialidades em bom ritmo! Esta afirmação sonoro/sensorial de João Tavares “estalou” em 2008 num encontro de músicos no então Festival Jazzores, onde teve a possibilidade de tocar com Daniel Carter, saxofonista do free jazz norte-americano, um artista prolífico. Este será (sei) para ele um momento de sabor bem especial!

Rodrigo Amado Saxofonista e fotógrafo português, com uma discografia bem longa e variada, foi nomeado pela quarta vez consecutiva, como um dos cinco melhores saxofonistas do mundo, em saxofone tenor. Vem agitar as águas, vem ventanear nestes meridianos. Companheiro de tantos grandes músicos em tantos palcos pelo mundo. Visitem o seu websiterodrigoamado.com onde poderão constatar toda a sua vivência.

Michael Ross Contrabaixista norte-americano e professor de música (já muito mais cá que lá), é candura, sabedoria e gentileza. Trouxe-nos tanto, assim como recebeu tanto, somos de onde vivemos. É um músico de muitas sonoridades, da música clássica ao jazz, é o sustento, o chão em que baila toda a harmonia e melodia

CONTACTOS PROMOTOR:

Abel Ferin Coutinho,
9500-191 Ponta Delgada

Telefone
296 284 103
E-mail
galeriaarco8@gmail.com

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://arco8.blogspot.com

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.