Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das Nove | Assunção Melo e Jorge Forjaz à conversa com os leitores

  • Literatura/Literature
  • Galeria do IAC
  • 2018-01-19 às 21:00

No primeiro Grémio das Nove de 2018, que decorrerá sexta-feira, 19 de janeiro, pelas 21h00, Jorge Forjaz aborda o mais recente livro de Assunção Melo Verdade, Justiça e Misericórdia – Memória Histórica da Arquitetura de Catástrofe da Praia da Vitória, onde se analisa a Arquitetura de Catástrofe. Uma arquitetura que pode ser vista de dois ângulos. Por um lado, a que resistiu, total ou parcialmente, a catástrofes naturais - sismos, incêndios, vulcões (por exemplo, o farol dos Capelinhos no Faial), vandalismo, etc. Por outro lado, a que nasce, qual fénix, da própria catástrofe, da resiliência e da força, como a Arquitetura do “Ramo Grande”.

Reflete-se, pois, sobre obras e monumentos, reconstruções e técnicas, épocas diferentes e um anseio comum. Aborda-se o papel de José Silvestre Ribeiro e o trabalho que foi levado a cabo após o sismo de 1980. E arrisca-se um conceito novo, não contido nos compêndios da História da Arte, que a autora classifica de feliz, o de Arquitetura de Catástrofe. Um conceito que resultou de uma investigação apurada e que, segundo Assunção Melo, vem colmatar a necessidade de definir, mais do que uma tipologia, um século, um estilo, um modo de resistir e de confluir na necessidade imperiosa de saber renascer a cada momento, sempre que a ingratidão da natureza se nos opuser.

Assunção Gil Correia de Melo nasceu em Angra do Heroísmo em 1974. Licenciada em História da Arte, Pós Graduada em História da Arte Contemporânea, (Universidade Nova de Lisboa) doutoranda de História da Arte Contemporânea (Universidade de Évora). Formada em Psicologia da Arte pelo Instituto CRIAP. É convidada para palestras e comunicações relacionadas com a sua atividade profissional. É autora de vários livros, folhetos e artigos relacionados com a história da arte e do património Açoriano. Atualmente trabalha no Museu de Angra do Heroísmo e é professora convidada da Universidade dos Açores.

Jorge Forjaz licenciado em História, renomado genealogista, coautor das consagradas Genealogias da Ilha Terceira e autor de Genealogias das quatro ilhas; Famílias macaenses; As famílias de Moçambique; Correspondência para o Dr. Eduardo Abreu; O solar de Nossa Senhora dos Remédios; Os Monjardinos; Os Teixeira de Sampaio da ilha Terceira; Os luso-descendentes da Índia portuguesa; O meu livro dos Pereira Forjaz; Tombo heráldico dos Açores. Antigo técnico superior da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Angra do Heroísmo, foi, entre 1977 – 1984, diretor regional dos Assuntos Culturais e de 1984 – 1988, diretor do Museu de Angra do Heroísmo. Foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique, no grau de grande oficial.

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.