Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Salão de Filatelia Açoriana

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-11-23 até 2017-12-02 às 18:00

Salão de Filatelia Açoriana

Data: 23 de novembro a 2 de dezembro

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: população em geral e público escolar

 

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) e em parceria com a Federação Portuguesa da Filatelia e os CTT – Correios de Portugal, S. A, promove um conjunto de eventos sobre a história do correio postal dos Açores, da seguinte forma:

23 de novembro, às 18:00 – Inauguração do Salão de Filatelia Açoriana; às 18:30 – Lançamento pelos CTT do Bilhete-Postal alusivo a Tomás Borba e às 18:45 – Conferência do Professor Doutor Rui Vieira Nery, intitulada “Tomás Borba e a viragem para a modernidade na música portuguesa”.

24 de novembro, às 18:00 – Conferências: João Soeiro, intitulada “O Correio Aéreo Transatlântico: sua relação com os Açores” e Luís Frazão, intitulada “Temas de história postal pré-adesiva dos Açores”.

25 de novembro, às 17:00 – Recital de Canto e Piano com Francisco Rocha e Fábio Silveira – integrado nas comemorações de nascimento de Tomás Borba; às 18:00 – Conferência: Pedro Marçal Vaz Pereira, intitulada “O Correio dos Açores no período monárquico”.

27 a 30 de novembro, Visitas guiadas (por marcação prévia – 295 401 000).

 

A Filatelia divide-se em dois grandes períodos, o Período Pré-Adesivo e o Período Adesivo, ou seja, a correspondência expedida antes da existência dos selos e a expedida depois do aparecimento destes últimos.

No início do século XX, iniciam-se os primeiros voos nos Açores, para transporte de pessoas e correspondência.

Hoje os CTT – Correios de Portugal emitem todos os anos, belas séries temáticas sobre os Açores.

É precisamente todo este material postal, que os CTT e os filatelistas selecionados e convidados pela Federação Portuguesa de Filatelia, irão apresentar nos Açores, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, de 23 de novembro a 2 de dezembro.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.