Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Museu do Pico inaugura a exposição Calçada Portuguesa no Mundo

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2017-10-18 até 2017-11-12 às 21:00

A 18 de outubro, pelas 21h, o Museu do Pico/Museu dos Baleeiros, recebe a exposição Calçada Portuguesa no Mundo, uma mostra de fotografia de Ernesto Matos, enriquecida com a exibição de pedras trabalhadas por vários artistas, incluindo algumas feitas pelos alunos das Escolas do Pico e com a apresentação de uma palestra dada pelo autor.

Em cada fotografia o autor leva-nos a pensar no extenso labor e esforço da diáspora portuguesa pelo globo,  feita de tanta simplicidade e de tanta riqueza, de tanta vontade de marcar para sempre o espaço habitado, como se cada pavimento pudesse ser Padrão.

A arte de “tecer tapetes com pedras” está presente em praticamente todo o mundo, levada desde o início do século passado por portugueses. Imortalizada numa canção de Ary Barroso, “Aquarela do Brasil”, e também inspiradora de filmes de Walt Disney, a calçada portuguesa tornou-se mundialmente conhecida por revestir o calçadão de Copacabana, Rio de Janeiro.

Poucos são, porém, os que conhecem a origem de “partir pedras” para decorar passeios e praças. Ernesto Matos, designer gráfico e fotojornalista, percorreu mais de um século em imagens e muitos milhares de quilómetros para descobrir a calçada portuguesa em locais tão distantes quanto Malaca, Newark e Macau e em outros mais próximos como Sevilha e Barcelona.

Abordando o tema em todos os seus aspetos - história, desenho, geologia, colorimetria, etc. –, Ernesto Matos refere que a calçada portuguesa é mais do que uma simples aplicação de pedra natural e deve ser vista como uma expressão cultural de matriz portuguesa cujos alicerces remontam a uma herança histórica de um misto de cultura e tecnologia de construção dos romanos e dos árabes que acabou por se impor em Portugal no século XIV durante o reinado de D. João II.

Com vários títulos publicados sobre a calçada portuguesa, Ernesto Matos considerou, em entrevista recente, que, mais do que o fado ou o cante, a presença artística portuguesa mais antiga e mais espalhada pelo mundo é a calçada. Daí que questione: “calçada portuguesa património da humanidade?”.

A calçada portuguesa no mundo estará patente ao público até ao dia 12 de novembro, no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 9h30-17h00).

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.