Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Da Nova Arte de Fazer Ruínas

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2017-09-25 até 2017-10-04

Da Nova Arte de Fazer Ruínas

Residência Artística

 

Direção Artística/Coreografia: Beatriz Cantinho

Composição Musical/Eletrónica: Diogo Alvim

Composição Musical/Violoncelo+ Eletrónica: Ricardo Jacinto

Bailarinos: Filipe Pereira, Jacome Silva, Marta Cerqueira

 

SINOPSE

Mais do que uma representação metafórica ou imagética da ruína, o projecto Da Nova Arte de Fazer Ruínas, pretende experimentar a abstração e translação das diferentes premissas associadas a um movimento de arruinamento e resiliência – erosão, repetição, fragmentação, acumulação, recuperação, destruição e reconstrução – na composição coreográfica e musical.

Da Nova Arte de fazer Ruínas é inspirado no documentário Havana – “A Nova Arte de Fazer Ruínas”, de Florian Borchmeyer e Matthias Hentscheler, que apresenta uma vivência singular das suas ruínas pelos seus habitantes.

Havana é uma cidade que viveu nos últimos anos uma decadência económica, resultante do seu isolamento político e que se encontra espelhado na degradação do seu edificado. No entanto, os seus habitantes continuam a ocupar estes edifícios de múltiplas formas, reveladoras de uma grande capacidade de resiliência. A narrativa melancólica, construída em torno desta vivência, traduz uma dimensão afectiva e política do corpo num espaço e tempo de memória, evocando uma possível ‘ruína do mundo’.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.