Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Conferência: “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, por Tânia Mendes

  • Colóquios/Conferências/Debates
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-09-13 às 18:00

Conferência:

“As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos:

Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”,

por Tânia Mendes

 

Data: 13 de setembro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Investigadores, historiadores, alunos de mestrados em ciências sociais e público em geral.

 

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove uma conferência intitulada “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à base das Lajes (1946 a 1974)”, proferida por Tânia Mendes.

O Arquivo Regional, devido à sua missão de preservar e divulgar a memória histórica da região, deve promover eventos, de forma a difundir a informação que possui. Esta conferência, terá por base, dados que foram aqui investigados no fundo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Civil, no âmbito da tese de mestrado da autora/oradora.

A temática da Adoção de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos, foi uma realidade da nossa sociedade e vivências, mas que ainda hoje é um assunto considerado Tabu. Segundo a nossa oradora, “ninguém sabe nada sobre o assunto, até que alguém fale dele e aí sim, …”. Esta conferência, terá como objetivo, levantar a ponta do véu sobre estes acontecimentos e dar voz a alguns dos seus intervenientes.

 

Tânia Santos Mendes, nascida em 1979, na ilha Terceira, licenciou-se em 2002 em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores. Em 2017 prestou provas de mestrado em Ciências Sociais com a apresentação da tese: “Da assistência à adoção: A sociedade perante a infância abandonada (século XIX a XX)”.

Em 2001 apresentou a comunicação “Envolvimento parental no Jardim de Infância: Que Representações”, no VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.