Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Museu do Pico apresenta a exposição de pintura "A Ponta do Pico de Margarida de Bem Madruga"

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2017-08-19 até 2017-11-05 às 21:30

O Museu do Pico apresenta ao público, no próximo dia 19 de Agosto, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição de pintura A Ponta do Pico, de Margarida de Bem Madruga.

Margarida Madruga nasceu a 11 de Novembro de 1945, na freguesia de São João, nas Lajes do Pico. De 1966 a 1972, em Lisboa, fez banda desenhada. Terminou o curso de Arquitetura em 1972, trabalhando, exclusivamente como arquiteta, até 1994, quando retomou a pintura, a sua grande paixão. De reconhecido talento, já expôs nos Açores, Continente e Galiza.

Esta exposição representa um conjunto de telas pintadas a óleo, tendo como referência única a Montanha do Pico. Nas palavras de Victor Rui Dores:

Margarida de Bem Madruga cobriu a montanha do Pico de mantas, tintas e poesia.

A imponência da montanha é, diariamente, objeto de fruição estética. Nosso barómetro de todos os dias, a sua altitude máxima é de 2.351 metros de lava, mistério e maravilha, constituindo o ponto mais alto de Portugal. Nos flancos deste santuário ocorreram inúmeras erupções predominantemente efusivas. Ténues fumos brancos, visíveis na ponta do Pico, atestam que o vulcão não cessou ainda completamente a sua atividade.

A não menos vulcânica Margarida, arquiteta reformada e pintora no ativo, lança, nesta exposição, olhares sobre esta montanha que nunca apresenta duas vezes o mesmo aspeto, pois que a luz que a enforma está sempre em constante mutação.

A pintura é uma arte generosa, sabe-se. E, em Margarida Madruga, a arte é já o domínio da técnica. Com arte e com técnica, e recorrendo a tinta de esmalte acrílico sobre tela, a pintora abre a cortina do assombro e recria, reconstrói e reinventa a montanha do Pico através de múltiplas abrangências: novos ângulos, diferentes enquadramentos e outros modos de olhar.

Nesta exposição colhemos todos os efeitos de luz da colossal montanha, que agora está violeta, logo está cor de fogo. Mas também pode cobrir-se de negro e cinzento. Ou amanhecer em neve. Ou desfalecer em roxo, com a lua enorme a nascer por trás daquela nuvem surrealista…

Tal como o pico do Pico que coroa e/ou fura as nuvens, esta exposição de Margarida atrai e encanta e fascina realmente o olhar.

A referida exposição poderá ser apreciada, no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 10h-17h30), até dia 5 de Novembro.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.