Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


À Conversa com Urbano Bettencourt

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Livraria Solmar
  • 2017-05-25 às 19:00

NOVA OBRA DE URBANO BETTENCOURT

A Companhia das Ilhas acaba de publicar um novo livro do escritor e ensaísta Urbano Bettencourt: “O Amanhã Não Existe (Inquietação Insular e Figuração Satírica em José Martins Garcia)”. Resultado da sua tese de doutoramento defendida na Universidade dos Açores (2013), esta obra é um importante marco no estudo e divulgação de um dos mais importantes escritores portugueses do século vinte, José Martins Garcia (Criação Velha, Pico, 17 de Fevereiro de 1941 - Ponta Delgada, 3 de Novembro de 2002).
Em “O Amanhã Não Existe” aborda-se a inquietação insular e a sátira na narrativa de Martins Garcia, considerando a sua particular expressão e a articulação de ambas com determinada representação do tempo e do espaço insulares, que têm uma presença de relevo na sua ficção. A opção por estas duas linhas de análise representa ainda o seguimento de alguns posicionamentos de Martins Garcia, na sua qualidade de escritor, mas também enquanto ensaísta: o trabalho analítico e crítico por ele consagrado à literatura açoriana, sob a perspectiva da açorianidade literária, fornece propostas de leitura que podem igualmente ser aplicadas ao estudo da obra do autor – e, quanto a esta, foi ele próprio a reclamar para si o estatuto de autor satírico.

A Companhia das Ilhas tem vindo a publicar desde Maio de 2016 a Obra completa de José Martins Garcia (ficção, teatro e poesia), numa colecção dirigida por Urbano Bettencourt e Carlos Alberto Machado. Estão já publicados os romances “O Medo”, “A Fome” e “Lugar de Massacre”. Este ano sairão “Katafarauns” (contos/crónicas), o romance “Contrabando Original”, e o livro de contos “Morrer Devagar”). Os três primeiros volumes (2016), tiveram prefácios de Luiz Antonio de Assis Brasil (“A Fome”), Alexandre Borges (“O Medo”) e João Nuno Almeida e Sousa (“Lugar de Massacre”). Os deste ano serão João Pedro Porto (“Katafarauns”), Rosa Maria Goulart (“Contrabando Original”) e Manuel Tomás (“Morrer Devagar”).

URBANO BETTENCOURT – NOTA BIO-BIBLIOGRÁFICA
Nasceu na Piedade, Pico, em 1949.
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade dos Açores, onde leccionou, de 1990 a 2014, as disciplinas de Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa e Literatura Açoriana, Introdução aos Estudos Literários, entre outras.
Tem dedicado particular atenção às literaturas insulares (conferências em Cabo Verde, Madeira, Canárias, Brasil e Açores).
Com Carlos Alberto Machado, coordena a reedição das obras de José Martins Garcia, na Companhia das Ilhas.
Actualmente, é investigador do CIERL-UMa e do CEHu-UAc.
Obras publicadas:
Poesia e narrativa: Raiz de mágoa (1972); Marinheiro com residência fixa (1980); Naufrágios inscrições (1987); Algumas das cidades (1995); Lugares sombras e afectos (2005); Santo Amaro sobre o mar (2005; 2.ª ed, 2009); Antero (2006); Que paisagem apagarás (2010); África frente e verso (2012), Outros nomes, outras guerras (Companhia das Ilhas, 2013). Está representado em diversas antologias no país e no estrangeiro (Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Eslováquia, Hungria e Letónia).
Ensaio: O gosto das palavras, 3 vols. (1983, 1995, 1999); Emigração e literatura (1989); De Cabo Verde aos Açores – à luz da «Claridade» (1998); Ilhas conforme as circunstâncias (2003).
Tem dezenas de ensaios dispersos em jornais e revistas da especialidade e em obras de conjunto, dentro e fora do país.
Entre 2006 e 2009, coordenou com Carlos Alberto Machado a colecção Biblioteca Açoriana (Lajes do Pico).
Colaborou na edição das seguintes antologias de poesia açoriana: Caminhos do Mar. Antologia Poética Açoriano-Catarinense (com Lauro Junkes e Osmar Pisani), Florianópolis, Santa Catarina, 2005; Pontos Luminosos. Açores e Madeira-Antologia Poética do Século XX (com Maria Aurora Homem e Diana Pimentel), 2006; Azoru Salu. Dzejas antologija (com Leons Briedis), Riga, Letónia, 2009.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Manuel Paulino de Azevedo e Castro, 3
9930-149 LAJES DO PICO
Telemóveis: 912 553 059 / 917 391 275
Telefone: 292 672 748
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://companhiadasilhas.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.