Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Novas obras de José Carlos Garcia apresentadas no Museu do Pico

  • Literatura/Literature
  • Museu do Pico - Museu da Indústria Baleeira
  • 2017-05-20 às 21:00

No próximo dia 20 de maio, data do 23º aniversário do Museu da Indústria Baleeira, serão apresentadas, neste Museu, em São Roque do Pico, as obras A Fábrica da Baleia de São Roque do Pico – Açores, 3.ª edição e Roteiro da Fábrica da Baleia de São Roque do Pico – Açores, 1.ª edição, da autoria de José Carlos Garcia.

As obras, apoiadas pelo Município de São Roque do Pico e com dedicatória ao Museu da Indústria Baleeira, serão apresentadas pelo Dr. Manuel Francisco Costa Jr., Diretor do Museu do Pico. Na sessão será proferida a comunicação A Escola vem ao Museu, pela Dra. Gilberta Pereira, formadora da Escola Profissional do Pico, e será proporcionada ao público presente uma visita guiada pelo Museu.

Sobre estas publicações diz José Carlos Garcia, licenciado em Sociologia pela Universidade dos Açores:

“O presente contributo para o estudo da indústria baleeira, em São Roque do Pico, dá continuidade à divulgação de uma pesquisa etnológica desenvolvida deste 1998, que culminou com a edição de dois trabalhos, retomando os resultados respeitantes ao projeto de reconversão museológica da antiga fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, Lda. (Museu da Indústria Baleeira, 1994-), elaborado pelo Centro de Estudos Etnológicos da Universidade dos Açores, no âmbito das atividades do Governo Regional dos Açores.

Este trabalho inspirou-se nos velhos conceitos de complexo cultural, de totalidade e de sistema, abordando a baleação insular e a atividade das companhias baleeiras do Cais Velho (1885-1942) e das Armações Baleeiras Reunidas (1942-1984). Para complementar, também são apresentados aspetos da memória baleeira associados a processos culturais de patrimonialização, reconversão museológica e monumentalização.

No processo de investigação, que envolveu diversas pesquisas de terreno, recorreu-se a fontes orais, a observações diretas e a levantamentos realizados a peças representativas dos instrumentos produtivos (utensílios, aparelhos, máquinas, construções), o que implicou o trabalho fotográfico, o registo das dimensões e o desenho técnico. A nível da representação das principais ações do sistema de produção fabril, a fotografia foi acompanhada do desenho etnográfico, método que permite o aprofundamento da sua caracterização e análise”.

Este evento, igualmente inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus 2017 – Noite Europeia dos Museus, terá o seu início pelas 21h00, com entrada livre.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: São Roque do Pico

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.