Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra Ella Fitzgerald

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-04-24 até 2017-05-14 às 09:00

“MOSTRA ELLA FITZGERALD”

- Colaboração de José Ribeiro Pinto-

Data: 24 de abril a 14 de maio

Hora: a partir das 09:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

ENTRADA LIVRE

 A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende celebrar o Dia Internacional do Jazz associando-o ao centenário do nascimento de Ella Fitzgerald, através de uma mostra de bibliografia e outros suportes de informação, nomeadamente discos e fotografias. Esta iniciativa tem a participação e colaboração de José Ribeiro Pinto, grande entusiasta e conhecedor do Jazz.

A UNESCO determinou o dia 30 de abril para comemorar o Dia Internacional de Jazz, o que aconteceu pela primeira vez em 2012 e tem como objetivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas ao longo da história.

 

ELLA FITZGERALD também conhecida como a “Primeira Dama da Canção”, nasceu no dia 25 de abril de 1917 em Newport News (Virgínia) e morreu no dia 15 de junho de 1996.

Fez a sua estreia como cantora aos 17 anos, no Teatro Apollo, no Harlem, onde conquistou um público semanal. As digressões e participações em todos os grandes festivais americanos, europeus, japoneses ou australianos passam a ser incessantes.

Até à década de 1990, Ella tinha gravado mais de 200 álbuns. Em 1991 deu o seu concerto final no Carnegie Hall de Nova Ioque. Fez a sua última apresentação ao vivo em 1993. Vendeu mais de 40 milhões de álbuns.

JOSÉ MANUEL FLORES RIBEIRO PINTO

n – 10.11.1948

Licenciou-se em Engenharia Civil em 1974 no Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Foi Presidente da Direção do Coro Padre Tomás de Borba da AMIT e da Associação Cultural Angrajazz.

Realiza e apresenta o programa “Os Sabores do Jazz” na Antena 1 – Açores desde o seu início em 3 de fevereiro de 1992.

Escreve regularmente na imprensa açoriana sobre Portos e Transportes Marítimos e sobre Jazz.  

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: www.bparlsr.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.