Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição - Criar memória atlântica, viagem pela fotografia técnica de José Guedes da Silva e António Pacheco

  • Exposições/Exhibitions
  • Instalações da Divisão do Património Móvel e Imaterial e Arqueológico
  • 2017-04-18 até 2017-04-28

Criar memória atlântica
Viagem pela fotografia técnica de José Guedes da Silva e António Pacheco

No âmbito da comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, pelas 16 horas, no foyer do palacete da Rua de Jesus (n.º 119), inaugurará uma exposição focada no laboratório de fotografia da Direção Regional da Cultura que, ao longo de cerca de quatro décadas, tem à sua guarda a memória fotográfica de uma parte significativa do património açoriano, ficando patente ao público até 28 do mesmo mês.
Os avanços tecnológicos têm vindo a ocorrer a uma velocidade vertiginosa. A geração que se encontra hoje na casa dos cinquenta/sessenta anos, viveu entre o início da generalização do uso da eletricidade, até à tecnologia digital mais especializada e ao alcance de quase todos, num percurso interminável de ciclos da novidade e do tornado obsoleto.  Convém salientar, no entanto, que, com esta velocidade do devir, muitas coisas acabaram por cair no esquecimento, perdas não suturadas.
A comunidade, sobretudo a mais jovem, não chegou a conhecer as técnicas, as ferramentas e a arte que se esconde por detrás das imagens.
O tema da exposição é o próprio processo da fotografia técnica, quer como ferramenta de diagnóstico de objetos do património, quer como demonstração de todo um processo alquímico de transformações subtis, grafia da imagem registada e da imaginação do olho que vê e se faz revelar, através dos fotógrafos José Guedes da Silva e António Pacheco.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.