Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Noite de Poesia no Museu do Pico

  • Comemorações/Celebrations
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2017-03-21 às 21:00

O Museu do Pico, no âmbito do Dia Mundial da Poesia, realizará próximo dia 21 de março, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, uma sessão de poesia intitulada (a) amar ou a impossibilidade do mar.

Serão apresentados textos poéticos da autoria de Rui Risona, proferidos pelo autor e pelos seus convidados Isabel Nunes, Palmira Palhaça e Manuel Costa Júnior.

Rui Risona (pseudónimo de Rui Garcia Duarte) nasce na Horta a 30 de abril de 1964. A família muda-se para o Pico em finais de 1968, e é aqui que fará a sua escolaridade até ao 9º ano. Regressa à Horta para concluir o ensino secundário e, em 1981, ingressa na Escola do Magistério Primário de Angra do Heroísmo onde conclui, três anos mais tarde, o bacharelato que o habilita como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse mesmo ano, parte para o continente onde inicia a sua carreira docente. Depois de Leiria e Porto, fixa-se em Lisboa onde exerce durante vinte e oito anos. Durante esse período completa a sua formação académica: Curso de Estudos Superiores Especializados em Pedagogia Musical, 1989/1994 (Escola Superior de Educação de Santarém); Teatro e Educação, 1994/1995 (Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa); Licenciatura em Ciências de Educação, 2000/2003 (Escola Superior de Educação de Lisboa); Pós Graduação em Ensino do Português, 2007/2008 (Escola Superior de Educação de Lisboa).

Entre 1993 e 2011, integra o Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (TUT), sob a direção de Jorge Listopad. Participa, ainda, como ator, em projetos de outros grupos teatrais (Teatro Nacional de São Carlos, Teatro de Almada, Teatro da Garagem) atuando em Portugal, Espanha e França.

Enquanto professor, estabelece parcerias pedagógicas com o Conservatório Nacional de Lisboa, com a Escola Superior de Dança de Lisboa, com o Museu do Chiado, com o Centro Nacional de Cultura, e com o Centro de Arte Contemporânea Zé dos Bois, instituições com as quais desenvolve e maximiza os conceitos de “Educação pela Arte” e “Pela Arte para a Cidadania”. É, ainda, destacado para o Instituto de Inovação Educacional para o projeto Literatura e Literacia.

A residência em Lisboa permite a Rui Risona o acesso ao mundo das artes onde assiste ao que de maior relevância se vai realizando, seja na música, teatro e ópera, seja nas artes plásticas, cinema e literatura.

Este encontro de poesia terá o seu início pelas 21h00, com entrada livre.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.