Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


"Exposição de Presépios" - Coleção particular de Duarte Gonçalves da Rosa

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2016-12-05 até 2017-01-07

Inauguração: dia 5 de dez. 2016, às 18h00

Duração: de 5 de dez. 2016 até 7 jan. de 2017

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Horário: 2.ª a 6.ª-feira das 9h00 às 19h00

                  Sábado das 14h00 às 19h00

Para assinalar a quadra natalícia, a BPARLSR promove uma Exposição de presépios, da coleção particular de Duarte Gonçalves da Rosa, que pretende revelar a diversidade do património cultural (material e imaterial), associada à representação dos presépios, células ancestrais do advento do Natal. Esta mostra espelha a diversidade cultural e a interculturalidade, transversais a toda a humanidade, na iconografia, no imaginário, e na relação com a religião.

Estes cruzamentos e a multiplicidade de representações patentes na Exposição de Presépios estão bem vincados pela diversidade e riqueza dos presépios expostos como objetos que “valem” per si, independentemente da respetiva origem geográfica, mas tendo também presentes os materiais utilizados, as técnicas, as linguagens estéticas, os cromatismos, a apropriação ou a imagética cultural, intercultural, a miscigenação, entre outros aspetos por desvelar, e que enformam a história das migrações, pelo mar e pela terra, a História da própria Humanidade afinal.

É neste enquadramento que a BPARLSR, e pensando na heterogeneidade dos seus públicos, convida a população em geral, os residentes da ilha Terceira, dos Açores, os imigrantes e emigrantes, os turistas, as crianças, os jovens e os adultos, com particular enfoque na população sénior, nomeadamente através de visitas de instituições de solidariedade social e centros de idosos (mediante marcação prévia, neste caso), para visitarem a Exposição de presépios, que inaugura no dia 5 de dezembro 2016, pelas 18h00, nas instalações desta instituição, e cuja exibição pública perdurará até ao dia 7 de janeiro de 2017.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.