Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


“Do Desenho à Gravura”

  • Exposições/Exhibitions
  • Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada
  • 2016-06-30 até 2016-09-03

A exposição é inaugurada quinta-feira, 30 de junho, às 18h30, podendo ser apreciada até ao início de setembro

Em exposição, na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, vão estar trinta peças, numa mostra que se constitui por um núcleo inicial, de desenhos de figuração humana, e de uma série de gravuras que foram daí retiradas posteriormente.

“Do Desenho à Gravura” é inaugurada às 18h30 do dia 30 de junho, quinta-feira, podendo ser apreciada até 3 de setembro.

O núcleo de desenhos (que se foi completando ao longo de mais de um ano) abrange três diferentes tipos de registo: o desenho gestual, rápido e dinâmico, a partir de modelo vivo; o desenho de observação e de reinterpretação, que parte da reinterpretação de registos executados por artistas clássicos (de autoria conhecida ou anónima) e que se encontram em coleções de desenhos como a da Biblioteca Nacional ou do Museu de Arte Antiga; e o desenho de exploração entre a forma (à escala natural) e as suas projeções.

Peças que são complementadas com gravuras, através das quais a artista procura dar ao desenho uma outra dimensão, carregada de sentidos, de tempos, de energias.

Recorde-se que Isabel Macieira nasceu em Lisboa em Fevereiro de 1957. Em 1983 inicia a sua carreira profissional como professora de Educação Visual do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Mantém a sua atividade profissional até ao ano letivo de 2014, em Tavira, onde vive.

Paralelamente desenvolve desde 1994 estudos direcionados para o conhecimento, divulgação e salvaguarda do património artístico e da História da Arte, nomeadamente do Algarve, tendo publicado vários artigos, entradas de catálogo e um livro “A Pintura Sacra em Tavira, séculos XV a XX”.

Adquire o grau de Mestre em História da Arte Portuguesa em 2007, pela Universidade do Algarve.

Desde 1990 trabalha ainda como artista plástica, explorando sobretudo as áreas da gravura e escultura em pedra, com realização de inúmeras exposições em diversas cidades em Portugal e também em Espanha (Art Al Vent, exposição anual em Gata de Gorjo).

Foi presidente da “Casa 5” – Associação de artes plásticas e visuais de Tavira, entre 2009 e 2014. Gere neste momento um espaço de artes e projetos – Espaço A – na mesma cidade.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua de Lisboa,
9500 Ponta Delgada

Telefone
296 209 500

E-mail:
[email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.coliseumicaelense.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.