Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição | O Arquivo e o Documento: 1948-2018

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-04-20 até 2018-06-09 às 18:00

Exposição “O Arquivo e o Documento: 1948-2018”

e Conferência “Arquivo: passado e futuro”, por

Armando Malheiro da Silva

 

 

 

Data: 20 de abril – 9 de junho de 2018

Hora: 18:00 (Inauguração)

Local: Biblioteca Pública e Arquivo regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Jovens e adultos

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora os 70 anos de existência do Arquivo de Angra e preparou uma exposição com catálogo que contempla a criação do Arquivo, bem como os seus núcleos documentais mais importantes nos aspetos políticos, administrativos, sociais, religiosos e militares, com destaque para a documentação municipal, Cabido e Mitra de Angra, Capitania Geral dos Açores e Governo Civil.
Na inauguração da exposição haverá uma conferência intitulada “Arquivo: passado e futuro”, proferida por Armando Malheiro da Silva; no dia 18 de maio, às 18:00, haverá outra conferência, por Jorge Forjaz: “A criação do Arquivo de Angra” e a finalizar teremos a 9 de junho, às 18:00, a última conferência incluída nesta exposição com o título “O arquivo dos provedores das Armadas da ilha Terceira, por Rute Gregório.

Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, aprovado com distinção e louvor, é graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pelo trabalho desenvolvido em mais de uma década de intensa cooperação cientifica praticada no domínio da Ciência da Informação e Documentação, Arquivologia, Museologia, Comunicação, Literacia da Informação e Plataformas Digitais destaca-se no Brasil como professor convidado, pesquisador-colaborador, orientador e consultor ad hoc em projetos científicos e programas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutoramento de diversas universidades, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de São Paulo, onde integra equipes de estudos em Arquivologia e Ciência da Informação e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra grupo de pesquisa interdisciplinar sobre informação e imaginário. Participa como membro de bancas de dissertações e teses de Programas de Mestrado e Doutorado nas universidades portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa), na Espanha e no Brasil. Nestes mais de vinte anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão já publicou inúmeros artigos científicos para revistas nacionais e estrangeiras, diversos livros. Participa como palestrante de Congressos Nacionais e Internacionais discutindo os rumos das Ciências Sociais e Humanas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.