Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição de longa duração - Núcleo da arte baleeira (scrimshaw)

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2016-03-28 até 2018-12-31

Durante a baleação anglo-americana, de longo curso, praticada em navios-fábrica, o artesanato de bordo – scrimshaw -, que constituía uma espécie de “terapia ocupacional”, materializou-se em peças decorativas e de culto. Com a baleação sedentária e estacional nas ilhas, o osso mandibular e o marfim de cachalote passaram a fazer parte do quotidiano das gentes, como matéria-prima para o fabrico de artefactos de cariz utilitário e decorativo. Neste núcleo é apresentado um numeroso e diversificado conjunto de trabalhos em osso e marfim de cachalote, de autores como Fátima Madruga, Frank Barcelos, José Eduardo Silva, Camilo Costa, Manuel Gonçalves, Francisco Barreto, José Barreto, entre outros. Destacam-se as coleções Jacob Tomás, João Flores e Gualter Barreto.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.