Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


MAH distinguido com Prémio APOM 2021 | Intervenção em Conservação e Restauro

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2021-11-02 até 2021-11-30

O Museu de Angra do Heroísmo, instituição tutelada pela Direção Regional da Cultura, da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, foi hoje, 29 de outubro, distinguido com Prémio APOM 2021, na categoria de Intervenção em Conservação e Restauro, em cerimónia decorrida no Museu da Marinha e que contou com a presença do Diretor do Museu de Angra.
Esta intervenção decorreu no âmbito do projeto e execução da curadoria museográfica do Centro Interpretativo “Espaço e Tempo”, no Palácio dos Capitães-Generais, no âmbito de uma solicitação e colaboração com a Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, que funciona neste edifício.
Instalado na intitulada ‘Sala dos Arcos’, o novo centro interpretativo narra, através de painéis e recursos multimédia, a história do edifício, tendo com o peça âncora o Bergantim Real, que, por se encontrar em mau estado de conservação, enfermando de diversas patologias, foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro, coordenada pela equipa do Museu de Angra do Heroísmo, que constituiu um grande desafio e implicou o trabalho de diversas pessoas de diversas áreas, nomeadamente os mestres José Costa e Raulino Teófilo.
O Bergantim Real é um transporte náutico, datado na segunda metade do séc. XVIII, para uso dos Capitães-Generais. A ele estão associados diversos acontecimentos históricos. A título de exemplo, foi utilizado no desembarque do Rei D. Pedro IV e, mais tarde, do Infante D. Luís e, ainda, na visita régia do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia aos Açores, em 1901. Posteriormente, em 1941, foi utilizado para o desembarque do General Carmona, sendo por fim entregue ao Museu de Angra do Heroísmo, em 1949.
Esta peça contém um dossel ao estilo Luís XV, com elementos vegetalistas na sua decoração e 12 remos, tratando-se de uma peça de grandes dimensões: 10.80 m de comprimento, 3.31 m de boca e 0.90 m de pontal.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137
Sítio: https://museu-angra.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.