Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Temporada Cultural 2021 | Tiago Marques

  • Música/Music
  • RTP-Açores
  • 2021-10-30 às 20:30

A Direção Regional da Cultura em colaboração com a RTP-A promove o concerto de Tiago Marques intitulado “Oboé Solo & Improvisação no Vulcão: das raízes à contemporaneidade” no dia 30 de outubro pelas 20:30 na RTP-A no âmbito da Temporada Cultural 2021.

Tendo como ponto de partida a música do período Barroco, vai iniciar-se uma viagem no tempo desde a música escrita da época Barroca à contemporânea. Esse será o momento de viragem para a um cenário musical ainda pouco explorado no oboé, o da criação em tempo real.
Num exercício de re-invenção do discurso musical do oboé aliado de recursos tecnológicos a outros instrumentos.

Biografia

Tiago estudou com Hristo Kasmetski na Academia Nacional Superior de Orquestra e com Andrew Swinnerton na Escola Superior de Música de Lisboa.
Colaborou com Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Theatro São Pedro(Brasil), Orquestra Clássica do Centro, Orquestra de Sintra, Orquestra de Cascais entre outras.
Durante a sua estadia em São Paulo (Brasil), foi membro do grupo de Jazz “Toró Instrumental” no qual gravou seu primeiro CD em 2017 e em 2018 o CD “Ainda dá Tempo” com o grupo “Rafael Thomaz Septeto”.
Desde 2019 que intensificou a sua procura por uma outra sonoridade mais perto da que nos rodeia, onde tem explorado oboé quer seja em seu repertório ou em criações em tempo real aliadas de recursos tecnológicos.
Esse trabalho tem sido apresentado tanto em forma de concertos como em palestra por diversos locais e universidades.

 

Programa:
• "Fantasie nº2"  -  Compositor Georg Philipp Telemann
• "Pan" das seis Metamorfoses -  Compositor Benjamin Britten
• Bergerettes I  nº1 From he Top of the Hill 
nº 2 Pã                                                             Compositor Sérgio Azevedo
• "Pibroch" for Oboe and drone         Compositor Melinda Maxwell
• Improvisação 1         
• Improvisação 2

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.