Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Candidaturas Prémio de Escrita MiratecArts

  • Literatura/Literature
  • Todos
  • 2021-01-20 até 2021-01-31

Prémio Escrita MiratecArts encerra concurso no final de janeiro

O Prémio Escrita MiratecArts já conseguiu 6 vencedores e está prestes a encerrar o concurso da sétima edição. A associação aceita trabalhos até 30 de janeiro 2021, sob o tema "Whalewatching, baleeiros, baleação, baleias", enquadrando assim no programa da Década do Oceano.

A entidade procura as novas vozes da escrita açoriana. Escritores açorianos e escritores a viver nos Açores têm, assim, uma oportunidade para mostrarem os seus talentos neste concurso MiratecArts que oferece prémios aos vencedores, incluindo publicação da obra vencedora, numa coletânea, e ainda uma participação de destaque numa futura edição do Azores Fringe no Encontro Pedras Negras (inclui viagem inter-ilhas e 2 noites de estadia para participar em cada programa).

Qualquer forma de escrita, da poesia à prosa, é aceite. O texto a concurso deve ser original e ainda não publicado em qualquer meio, incluindo blog.

A organização estabelece como condições de participação que o concorrente seja residente nos Açores, ou açoriano de nascença, e que seja maior de 16 anos de idade, inscrito na plataforma www.discoverazores.eu e que não tenha vencido o Prémio Escrita MiratecArts; o texto deverá possuir um mínimo de 500 e um máximo de 20 mil caracteres, sendo que o trabalho deverá ser apresentado em formato Word. O trabalho concorrente deverá estar subordinado ao tema da forma que o artista entender.

Os trabalhos serão aceites através do email: [email protected] até ao dia 30 de janeiro 2021, sendo que a mensagem de inscrição no concurso deverá incluir: nome, telefone e uma frase respondendo à questão: “Porque participa neste projeto?”. O documento do texto não deve ser identificado com o nome do autor. Os finalistas serão contatados no verão 2021 e apenas o/a vencedor/a do prémio será anunciado/a em público como vencedor/a do Prémio Escrita MiratecArts 2021.

“Esta é a sétima vez que lançamos o Prémio Escrita MiratecArts, que teve início como parte da plataforma DiscoverAzores" explica Terry Costa, o diretor artístico da associação MiratecArts. Os vencedores das edições anteriores foram Pedro Paulo Câmara, Almeida Maia, Nuno Rafael Costa, Carolina Cordeiro, Carla Lima e Diana Zimbron, uma nova geração de açorianos com várias obras publicadas.

A plataforma DiscoverAzores – Descobrir Açores com arte e artistas, lançada em 2012 pela associação MiratecArts, inclui mais de 700 colaboradores das 9 ilhas dos Açores, abrangendo as várias áreas artísticas. O projeto desenvolve oportunidades e divulga artistas açorianos, promovendo, assim, também, a região. Entre as diversas atividades inclui-se o festival de artes internacional - Azores Fringe - que também encerra novas propostas de participação a 30 de janeiro. www.mirateca.com

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Pico
Sítio: http://www.mirateca.com/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.