Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra Documental: Bibliotecas O Mundo na ponta dos dedos

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2019-06-21 até 2019-07-25 às 10:00

A comemoração deste dia tem como objetivo enaltecer a importância das bibliotecas na sociedade atual, alertando para os benefícios da leitura e do acesso livre à informação para a promoção da educação e formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fundamental para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada comemora este dia promovendo uma mostra documental intitulada “Bibliotecas: o mundo na ponta dos dedos” assim como a atividade “Bibliotecário por um INSTante” onde pretende divulgar e promover a profissão de bibliotecário e o seu papel na sociedade.

A mostra documental intitulada “Bibliotecas: o mundo na ponta dos dedos” tem como objetivo apresentar uma série de obras que estão à guarda desta Biblioteca Pública cuja temática comum são as ciências da informação e o universo das bibliotecas. De 1 de julho a 1 de agosto de 2019 o fio condutor desta mostra documental permite uma viagem pelos livros sobre as técnicas e os conhecimentos que fazem do bibliotecário um pilar do acesso à informação. Ao tornar pública uma série de documentação específica relativa à profissão de bibliotecário, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada pretende desmistificar a função desta profissão na sociedade atual cujo papel se coaduna cada vez mais com o de facilitador do acesso à informação ao contrário da tradicional ideia de bibliotecário como um guardador do saber. As bases teóricas e práticas desta profissão incluem cada vez mais as novas tecnologias sendo atualmente o pilar e o meio para o sucesso do papel do bibliotecário.

A atividade “Bibliotecário por um INSTante” tem por objetivo partilhar o universo do dia-a-dia de uma biblioteca permitindo uma experiência concisa nas várias áreas compõem o trabalho com os livros e o seu circuito até à sua disponibilização pública. Mediante uma visita participada serão divulgados os segredos desta profissão assim como dos diversos locais que compõem os bastidores de uma biblioteca. Ao longo da atividade será incentivada a captação dos diversos instantes que marcam a vida dos livros dentro da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, assim como as tarefas dos bibliotecários.

A atividade terá um número limite de inscritos e será realizada em 2 sessões para públicos diferenciados: das 10h30 às 12h30 será direcionada para um público mais jovem (6 aos 14 anos) e das 14h30 às 16h30 destina-se ao público a partir dos 15 anos de idade incluindo adultos.

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada

Telefone: 296 30 50 40
Fax: 296 28 12 16

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.