Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontro com Escritor - Teolinda Gersão

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-06-12

Encontro com o Escritor

Teolinda Gersão

 

Data: 12 de junho

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um “Encontro com o Escritor”, rubrica que apresenta desde 2016, desta feita com a presença da escritora premiada Teolinda Gersão. Esta escritora granjeou já largo espaço na literatura portuguesa, e é alvo de estudos em Portugal e no estrangeiro. A autora de A Cidade de Ulisses estará à conversa com os seus leitores numa sessão moderada por Carlos Severino, ao final da tarde, abordando a sua vasta obra e percurso literário.”

Teolinda Gersão descreve-se assim: “Comecei a publicar regularmente em 1981, e os livros que escrevo não envelhecem comigo. Sou versátil, escrevo romances, contos e ainda outros livros, que escapam a classificações porque são aventureiros e experimentais: vejo-os como uma espécie de diários heterodoxos, em que “eu” estou e não estou, e a que chamo genericamente Cadernos, embora cada um tenha um título diferente.

A minha escrita é muito visual e facilmente adaptável a teatro e cinema, o que tem acontecido com frequência.”

Como escreveu António Guerreiro sobre o seu romance de estreia: A recepção crítica foi triunfal e afinou pelo tom superlativo da consagração. Doze anos depois grande era o risco de se ter tornado um objecto cristalizado e enfraquecido.  Mas venceu essa prova de fogo e chega-nos intacto.

 

A escritora ganhou os principais prémios literários portugueses: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco e o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015). Foi finalista do Prémio Europeu de Romance Aristeion e, em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifetime Achievement Award.

Foi escritora residente da Universidade de Berkley em 2004. Está traduzida em 17 países. Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.