Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Semana da Educação Artística Unesco

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-05-25 às 14:00

SEMANA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA UNESCO

 

Data: 25 de maio

Hora: a partir das 14:00 (ver programa abaixo)

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

 

Irá decorrer, entre 20 e 26 do corrente mês de maio a Semana da Educação Artística, iniciativa da Comissão Nacional da UNESCO.

Sendo esta Biblioteca Pública associada da Rede da Bibliotecas da UNESCO, foi uma das instituições convidadas para acolher este evento, pelo que será responsável pelas atividades que ocorrerão nesta Biblioteca, no sábado, dia 25 de maio, a partir das 14:00 as quais contarão com a colaboração da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba/Conservatório Regional de Angra do Heroísmo e de um painel de convidados, composto por Ana Maria Ferraz da Rosa, Grinoalda Ávila e Isaac Ávila, que participarão na Mesa Redonda subordinada ao tema:  Expressões artísticas no processo de leitura e na construção dos sentido”

As atividades que serão realizadas neste âmbito pretendem abarcar vários tipos de público e   diferentes formas de expressão artística.

Em 1999, no decorrer da 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a UNESCO apelou para a promoção da Educação Artística nas escolas e assim vinculou a primeira posição oficial na promoção do papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, especialmente no fortalecimento da promoção da diversidade cultural. Desde então, a 4ª semana de maio foi a altura escolhida para esta celebração.

A UNESCO reconhece deste modo a importância da criatividade e das artes, para o desenvolvimento sustentável das sociedades multiculturais e dos indivíduos.

Neste âmbito é destacada a importância da educação artística de qualidade para todos e o reforço da cooperação entre as instituições e a sociedade civil – professores, artistas, investigadores, ONG´s, entre outros para o desenvolvimento de boas práticas e o fortalecimento do ensino artístico.

PROGRAMA

 

14:00 – Abertura pela Diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e pelo representante da Comissão Nacional da UNESCO

14:30 – Audição de alunos da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, das classes de canto, violoncelo, trompa, trombone e trompete.

16:00 - Hora do conto para público familiar

18:00 – “Contadores de palmo e meio” – Projeto Brincar aos Contistas.

 

20:00 – Mesa redonda “Expressões artísticas no processo de leitura e na construção de sentidos”, com Ana Maria Ferraz da Rosa, Grinoalda Ávila e Isaac Ávila, moderada por Cláudia Cardoso.

21:30 – Concertos com a Orquestra de Corda e de Sopros, da Escola Básica e Secundária Tomás Borba.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://bparlsr.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.