Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontro com Escritor Isabel Rio Novo

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-01-18 às 18:00

“Encontro com o Escritor”

Isabel Rio Novo

Data: 18 de janeiro
Hora: 18:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de Isabel Rio Novo, numa sessão moderada por Sandra Garcia, dando continuidade a um projeto que tem por objetivo trazer ao público escritores de diferentes áreas para dar a conhecer um pouco mais da obra e do percurso pessoal e literário do autor.

Isabel Rio Novo nasceu e cresceu no Porto, onde fez um mestrado em história da cultura portuguesa e se doutorou em literatura comparada.
É docente no ensino superior de escrita criativa, estudos literários e outras disciplinas nas áreas da literatura, história, estética, cinema e outras artes. É autora de várias publicações académicas e marcou presença em diversos encontros internacionais sobre esses temas, que, não raras vezes, se manifestam na sua criação literária.
Enquanto ficcionista, está representada em várias antologias de contos, com destaque para a primeira coletânea do Centro Mário Cláudio (O País Escondido, 2016), e na coleção de inéditos do jornal Expresso (2018). Colabora com ensaios e ficções curtas nas revistas Granta, Egoísta, Ler e Colóquio/Letras. É autora da narrativa fantástica O Diabo Tranquilo (2004), a partir de poemas de Daniel Maia-Pinto Rodrigues, da novela A Caridade (2005, Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), do livro de contos Histórias com Santos (2014) e dos romances Rio do Esquecimento (2016, finalista do Prémio LeYa e semifinalista do Prémio Oceanos), Madalena (ainda inédito, Prémio Literário João Gaspar Simões) e A Febre das Almas Sensíveis (2018, finalista do Prémio LeYa).
Em 2018, beneficiou de uma Bolsa de Criação Literária atribuída pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), de que resultou a escrita do seu quarto romance.
Em 2019, será publicada uma biografia da escritora Agustina Bessa-Luís, da sua autoria.

Sandra Maria de Sousa Garcia

Licenciada em Relações Internacionais, Especialização em Relações Políticas e Culturais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa.
É programadora cultural do Gabinete de Cultura da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Foi deputada à Assembleia Legislativa Regional dos Açores na VI Legislatura, em 1999 e 2000
Foi jornalista e Chefe de Redação do Jornal “a União” de 2001 a 2005 e cronista do mesmo jornal até 2007.
É cronista da página on-line da RTP-Açores desde 2009.
Co-autora com Irina Mendes do Livro “Angra, Cidade Transatlântica” editado pela CMAH em 2006, e co-tradutora da versão em inglês.
É comentadora residente do programa “Política de Saltos Altos”, segundo painel, do Rádio Clube de Angra
Membro atual do Clube de Poesia “Os Passos em Volta” da Biblioteca Pública e Arquivo Regional  Luís da Silva Ribeiro , orientado pela poeta Luísa Ribeiro.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.