Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Lançamento da "Atlântida – Revista de Cultura 2018"

  • Literatura/Literature
  • Clube Asas do Atlântico
  • 2019-01-11 às 21:00

No próximo dia 11 de janeiro, pelas 21h00, terá lugar no Clube Asas do Atlântico (Santa Maria) o lançamento do número LXIII da Atlântida - Revista de Cultura, com apresentação de Carlos Bessa e António Sousa Monteiro.

Este 63º número da “Atlântida” é dedicado às nuvens e inclui colaboração diversa, agrupada nas secções Estudos e Criação Artística, Estudos e Criação Literária, Ciências Humanas, Outros Saberes e o último Dossiê “Asas sobre o Atlântico”, dedicado a Santa Maria. Coordenado por Carlos Guilherme Riley e António Monteiro (da Associação LPAZ), este dossiê trata da aviação civil internacional, com vários e preciosos trabalhos sobre a ilha de Santa Maria, assinados por António Sousa Monteiro, Ermelindo Peixoto, José Maria Lopes de Araújo, Humberta Maria Araújo, José Manuel Fernandes e Ricardo Martins de Freitas.

Com capa e separadores de António Araújo, o tomo LXIII contém trabalhos de Eduardo Brito de Azevedo, Eva Albuquerque e Pedro Maia sobre diferentes conceitos de nuvens. Avelino Freitas de Meneses e Hélio Soares focam a sua atenção histórica sobre a ilha do Corvo. Carlos Riley e Isabel Albergaria refletem sobre turismo e identidade. José Guilherme Reis Leite analisa a evolução da autonomia e o ensino na Região. João Pedro Barreiros aborda a extinção da megafauna americana. Carlos Fiolhais perspetiva a relação entre a literatura e as ciências. Fernando Cabral Martins apresenta um breve ensaio sobre a obra de Fernando Pessoa vista à luz das suas relações familiares açorianas. Cláudia Cardoso realça a importância da “Festa Redonda” dentro da obra de Vitorino Nemésio. Carlos Mendes de Sousa aborda o peculiar universo literário de Clarice Lispector. José Vieira Mendes faz uma apreciação sobre a obra cinematográfica e literária de António Macedo. Manuel Meneses Martins e Pedro Horta falam-nos sobre o campo de aviação da Achada (Terceira). António de Névada apresenta um relevante dossiê dedicado à poesia cabo-verdiana do século XXI. A poesia das ilhas Canárias chega-nos pela voz de José Carlos Catãno. Assunção Melo faz uma breve resenha histórica sobre a Filarmónica da Sociedade Altarense do Sagrado Coração de Jesus. Carla Devesa Rodrigues, José Luís Neto, Luís Borges, Magda Peres e Pedro Barreira dão a conhecer os resultados de um trabalho arqueológico levado a cabo no Lugar da Achada (Terceira) e apresentam a hipótese de o mesmo ser de inspiração maçónica e António Lopes disserta sobre a maçonaria nos Açores.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Santa Maria
Concelho: Vila do Porto
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.