Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Aplicação Móvel “Agenda Açores”

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Vários locais
  • 2018-06-14 até 2022-12-31

DOWNLOAD APP STORE             DOWNLOAD GOOGLE PLAY

Criada pela Direção Regional da Cultura/Secretaria Regional da Educação e Cultura em inícios de 2011, e melhorada em 2014 para a sua atual versão de plataforma de partilha e programação conjunta entre a tutela e os agentes culturais, a Agenda Cultural passa agora a estar acessível através de aplicação móvel, disponível nas lojas IOS (APPStore) e Android (GooglePlay).

Presentemente com 126 promotores e com mais de 4 mil eventos culturais promovidos nos últimos quatro anos, a APP “Agenda Açores” facilita o acesso a inúmeras iniciativas culturais que decorrem em todas as ilhas e no exterior do arquipélago, repartidas em categorias tão diversas como cinema, literatura, exposições, colóquios, artes performativas, festivais, música, dança, entre outras.
Uma das principais funcionalidades da APP, que é gratuita, está na capacidade de subscrição de notificações nos equipamentos móveis, em smartphones ou tablets, de eventos que ocorram na(s) ilha(s) e na(s) categoria(s) pretendidas pelo utilizador. Deste modo, sempre que é registado um novo evento cuja a categoria e/ou local tenha sido subscrito pelo utilizador, este recebe de imediato uma mensagem no seu equipamento a alertá-lo para a sua realização.
A Aplicação “Agenda Açores” possibilita ainda a partilha dos eventos preferidos em diversas redes sociais, criar uma lista pessoal de eventos favoritos e ainda agendá-los no calendário do seu aparelho móvel para lembrar da sua ocorrência.
Desde 2014, a Agenda Cultural conta já com cerca 60 mil visualizações de página no Portal Cultura, possuindo 7 mil seguidores no Facebook.
Recorda-se que, além da Agenda Cultural dos Açores, o portal Cultura Açores concilia importantes conteúdos disponibilizados pelo Centro de Conhecimento dos Açores (CCA), como informação institucional variada, arquivos digitais, entre eles, os muito requisitados Registos Paroquiais e de Passaportes dos Açores; os Fundos e Coleções dos Arquivos Regionais dos Açores; as Bibliotecas Digitais, como a Enciclopédia Açoriana; os Inventários e Registos; além das ligações aos Serviços Externos da DRC – aos oito museus açorianos, alguns polinucleados, às três bibliotecas públicas; ao Ecomuseu do Corvo, e ao Centro de Artes contemporâneas: ACAC); as Visitas Virtuais aos Museus dos Açores; os Roteiros Culturais dos Açores- Personalidades; a Loja Cultura, que possibilita a aquisição de edições da DRC; o subsite da Revista CulturAçores; entre outros.
A APP “Agenda Açores” foi desenvolvida pela empresa açoriana Cybermap, responsável pelo desenvolvimento das aplicações móveis “Eleições Açores” (Direção Regional de Organização e Administração Pública), “Percursos do Artesanato Açores” (Centro Regional de Apoio ao Artesanato – CRAA); “Correio dos Açores”; “Carnaval da Ilha Terceira” (Associação Regional de Turismo – Açores; e “Azores Airlines Rallye”.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.