Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Orquestra Regional Lira Açoriana | Temporada Artística 2018

  • Música/Music
  • Igreja Matriz das Velas
  • 2018-03-29 às 21:30

A Direção Regional da Cultura promove o concerto da Orquestra Regional Lira Açoriana, no âmbito da Temporada Artística 2018.

Neste terceiro estágio da Lira, em pleno espírito Pascal e tendo como local do nosso concerto uma igreja, quisemos homenagear a longa relação existente entre as bandas filarmónicas e a instituição Igreja Católica, a qual é de certa forma responsável em muitos casos pela criação e existência de muitas das nossas bandas em Portugal.

Cumprindo os objetivos da nossa programação do biénio, uma vez mais a música portuguesa marca presença e está representada pelo compositor Luís Cardoso, e a preencher o resto do programa teremos obras de nomes internacionais de referência da música para sopros: Richard Wagner (Alemanha), Frigyes Hidas (Hungria), Steve Bryant e Vincent Persichetti, ambos dos Estados Unidos da América.

As obras escolhidas para este concerto remetem-nos para uma certa introspeção adequada ao tempo e espaço do concerto. Em Romanesco vamos assistir a uma dualidade religiosa, os tempos em que os mouros estiveram pela Península ibérica e a luta entre estes e os cristãos.

Trauermusik foi escrita por Richard Wagner para o cortejo fúnebre de Carl Maria Von Weber, quando os restos mortais deste foram trazidos de Inglaterra para a Alemanha. A música é, na realidade, de Weber, e Wagner apenas se limitou a fazer uma orquestração para banda de alguns trechos das óperas do primeiro.

A obra Fantasy and Fugue explora um universo sonoro que nos remete para as sonoridades do órgão, esse instrumento quase omnipresente nas nossas igrejas, sendo a música escrita num estilo que, por vezes, faz alusão à música de Bach, o qual nos deixou duas “paixões” que marcam a história da música Ocidental!

A terminar o concerto teremos a música americana representada por duas gerações bem distintas, encontrando, no entanto, sonoridades e harmonias bem típicas da música desse país, onde a composição para sopros tem tido uma influência incontornável a nível internacional. Dusk é uma música algo sombria, como o entardecer do dia que descreve, sendo, todavia, possível sentir muita luminosidade na mesma, um certo paralelo com o tempo Pascal que, apesar do seu carácter “sombrio” de penitência e reflexão, conduz a um estado de luz intensa e eterna através da Ressureição de Cristo. Psalm for Band, é, como o seu nome indica, um Salmo para Banda cuja música evolui a partir de uma melodia que poderia ser considerada como um cantochão típico do período medieval. Sendo os salmos uma presença habitual e obrigatória na liturgia, quisemos que o nosso concerto pudesse associar-se a este espírito de louvor, quer no seu sentido religioso deste tempo Pascal, mas também no seu sentido artístico em que louvamos todos os compositores e músicos que “alimentam” as nossas Bandas filarmónicas.

3.º Estágio da Lira – Biénio 2017/2018

Programa

Luís CardosoRomanesco

Richard Wagner Trauermusik

Frigyes Hidas  – Fantasy and Fugue

Steve Bryant - Dusk

Vincent PersichettiPsalm for Band

Direção – Alberto Roque

 

Entrada livre.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: São Jorge
Concelho: Velas
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.