Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

O Feiticeiro da Calheta | Temporada Artística 2018

  • Cinema
  • Auditório do Museu dos Baleeiros
  • 2018-03-16 às 20:30

No âmbito da Temporada Artística 2018 e do Ano Europeu do Património Cultural, a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, no próximo dia 16 de março, pelas 20h30 no Auditório do Museu dos Baleeiros, a apresentação da longa-metragem intitulada O Feiticeiro da Calheta, da autoria do realizador madeirense Luís Miguel Jardim.

Com a duração de cerca de uma hora e quinze minutos e dirigido a maiores de 12 anos, com entrada livre, este trabalho cinematográfico procura retratar, com finalidades marcadamente pedagógicas, as vivências e os costumes das gentes da ilha da Madeira nos anos 30 e 50 do século passado, com especial destaque para “O Feiticeiro da Calheta”, uma figura ilustre, um poeta analfabeto acarinhado e muito reconhecido pelo povo da Calheta. 

Trata-se de uma obra de cariz vincadamente fictício, embora nela sejam narrados alguns factos próximos de uma realidade vivenciada por João Gomes de Sousa, conhecido como “o Feiticeiro da Calheta”: um poeta distinto e autor da génese da letra do Bailinho da Madeira. O regime que marcou profundamente a história da Madeira, alicerçado numa relação injusta e desequilibrada entre senhorios e colonos, a intriga social, as profissões da época, as raízes culturais de um povo, os grupos folclóricos, são algumas das temáticas apresentadas neste filme, que conta com a participação especial de Alberto João Jardim, Irineu Barreto, Nini Andrade Silva e João Carlos Abreu. A vida sofrida das gentes da época, mascarada por uma teia de afetos entre os intervenientes, com destaque para as relações entre pais e filhos, constitui o suporte base do guião que dá corpo a esta homenagem que é feita ao povo da terra. Este é um trabalho que envolveu, entre atores, figuração e equipa técnica, mais de 400 pessoas, e tem a particularidade de contar com uma banda sonora inteiramente original, a cargo do compositor madeirense João Augusto Abreu.

Luís Miguel Jardim nasceu no ano de 1965, no Funchal, é licenciado em Direito e exerce as funções de assessor jurídico na Escola Jaime Moniz no Funchal. Durante 10 anos foi também coordenador do clube de cinema da Escola e, nesse âmbito, produziu e realizou vários trabalhos, destacando-se a longa-metragem Águas, trabalho apresentado posteriormente na RTP. Lançou-se em 2015 na produção cinematográfica independente com O Feiticeiro da Calheta, uma longa-metragem inteiramente regional e que foi vista por mais de 13000 espetadores na Madeira, Porto e África do Sul.

É jurista de formação, mas tem frequentado formações em realização, edição, e cinematografia dentro e fora da Ilha. Nuno Rocha, Leonel Vieira, Eduardo Costa e Fernando Fragata foram alguns realizadores que contribuíram de forma mais vincada para a sua formação. É um adepto confesso do estilo cinematográfico do realizador italiano Sérgio Leone e espelha, não raras vezes, os seus planos nas longas-metragens que tem produzido e que invariavelmente incidem sobre as vivências passadas das gentes da Ilha da Madeira.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.