Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Artes Decorativas e os seus Catálogos na Europa (1870-1930)

  • Exposições/Exhibitions
  • Instituto Cultural de Ponta Delgada
  • 2018-01-25 até 2018-02-09

Na segunda metade da centúria de Oitocentos e na primeira metade do século XX, os catálogos constituem, no Mundo Ocidental, um meio privilegiado de circulação de modelos, formas e ornatos. A diversidade de objectos vendidos através destes importantes instrumentos comerciais é notável, representando o incremento deste sector verificado a partir do século XIX, a par com o desenvolvimento da indústria. De objectos de iluminação a peças de ourivesaria, de tapetes a ferros decorativos, de exemplares cerâmicos móveis a mosaicos hidráulicos, de mobiliário a vidros, a disseminação de novas modas e tendências tem nos catálogos um meio privilegiado de circulação.

Enquanto fonte histórica, os catálogos referenciam a terminologia da época, a designação de materiais, as formas e os preços relativos dos produtos. Revelam os principais centros produtores, casas comerciais e industriais, mas, também, imagens do exterior e interior dos estabelecimentos fabris e comerciais, acentuando a mais-valia enquanto elementos para o respectivo conhecimento.

INAUGURAÇÃO:

Dia 25 de janeiro, às 17:00 horas

HORÁRIO:

2.ª a 6.ª feira, das 14:00 às 17:30 horas

FICHA TÉCNICA:

ORGANIZAÇÃO. Instituto Cultural de Ponta Delgada // Doutoramento em Estudos do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)/CITAR (EA-UCP)

COMISSARIADO E TEXTOS. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

MONTAGEM. Pedro Pascoal de Melo

REVISÃO. Isabel Dias Ferreira

APOIO. Museu Carlos Machado

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO CULTURAL DE PONTA DELGADA
Rua José Maria Raposo de Amaral, 101
9500-078 Ponta Delgada
Telf. 296628598
Email: geral@icpd.pt

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.icpd.pt

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.