Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das Nove «Clarice Lispector: escrever é sem aviso prévio»

  • Literatura/Literature
  • Galeria do IAC
  • 2017-12-10 às 18:00

Clarice Lispector (1920-1977) é unanimemente reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. O seu livro de estreia, Perto do Coração Selvagem, publicado aos 23 anos, marca desde logo uma voz original na literatura portuguesa. Tem vasta obra publicada em português e em muitas outras línguas.

A autora nasceu na Ucrânia, descendente de família judia e formou-se em Direito no Brasil, para onde fora viver ainda em criança. Casou-se com um diplomata brasileiro, o que a levou a um périplo pelo mundo, tendo vivido em Itália, na Suíça, em Inglaterra e nos EUA.

Para assinalar a data do seu aniversário, 10 de dezembro, o IAC convidou um dos especialistas na sua obra, Carlos Mendes de Sousa, e associou-se ao Instituto Moreira Salles, que assinala, desde 2011, “A Hora de Clarice” para comemorar o nascimento da escritora no Brasil e noutros países. (https://ims.com.br/eventos/hora-de-clarice/).

Carlos Mendes de Sousa apresentará uma comunicação que pretende dar a conhecer o percurso biográfico e literário de uma das maiores escritoras do séc. XX e que se constitui, também, como uma homenagem nos 40 anos da sua morte.

Clarice Lispector encontra-se do lado dos autores que vivem a literatura no mergulho que não deixa intervalo e os torna a própria escrita. A intensidade da entrega pressupõe a inclusão da figura do eu no processo de pesquisa que é a escrita, marcada por uma densa amplitude reflexiva.

Carlos Mendes de Sousa é professor na Universidade do Minho. Tem-se dedicado especialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea. Entre os seus trabalhos contam-se os livros O nascimento da música. A metáfora em Eugénio de Andrade (1992). Clarice Lispector. Figuras da escrita, 2000 (Grande Prémio de Ensaio da APE); edição brasileira, Instituto Moreira Salles, 2012. Clarice Lispector. Pinturas (2013). Miguel Torga: o chão e o verbo, Sabrosa, C. M. Sabrosa / Espaço Miguel Torga, 2014. Co-dirigiu do Projecto das Obras Completas de Eduardo Lourenço (F. C. Gulbenkian). Organizou o III volume Tempo e Poesia. Foi coordenador da revista Diacrítica. Literatura. É co-director da revista de poesia Relâmpago, onde tem dirigido vários números. Organizou da edição da Obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lisboa, Caminho, 2010. Dirige a colecção das obras desta autora, que começou a ser publicada na editora Assírio & Alvim, Lisboa, a partir de 2013.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.