Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Mostra documental de Tomás Borba

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-03-03 até 2017-03-25 às 18:00

COMEMORAÇÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE TOMÁS BORBA – em colaboração com o IHIT

 

 

Data: 3 de março (sexta-feira – inauguração) até dia 25 de março (sábado)

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

ENTRADA LIVRE

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de atividades que se desenrolarão ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, é inaugurada uma mostra documental, composta por um conjunto de documentos relevantes para a compreensão da vida e da obra deste angrense ilustre. Esta mostra documental inclui fotografias, documentos pessoais, autorizações régias, diplomas dos cursos, diplomas de exercício de funções públicas, partituras diversas e programas de concertos.

Tomás Borba nasceu a 23 novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo.

Iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor. Aos treze anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia. Em 1893 ingressou no Curso Superior de Letras. Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895. Foi responsável por musicar ainda diversos poemas.

Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.

Morreu a 12 de fevereiro de 1950, tendo o seu corpo sido trasladado para a ilha terceira, onde repousa no cemitério do Livramento.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparlsr.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.