Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

APOM atribui prémio "Melhor Trabalho na Área da Museologia" à CulturAçores

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2016-06-03 até 2016-12-31

A CulturAçores – Revista de Cultura, publicação editada pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museus (APOM) com o prémio “Melhor Trabalho na Área da Museologia”.

A cerimónia de entrega do galardão, que destaca práticas museológicas inovadoras e originais em todos os âmbitos de atuação de museus e instituições culturais, decorreu no dia 3 de junho, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

A CulturAçores – Revista de Cultura, publicação de caráter semestral, cujo primeiro número foi lançado em fevereiro de 2015, assenta os seus conteúdos na promoção e divulgação de projetos, atividades e eventos culturais de iniciativa, com apoio ou ligação aos Açores e, em particular, desenvolvidos pelos vários serviços sob a tutela da Cultura no Governo dos Açores.

A revista, que se assume como ferramenta de comunicação da cultura açoriana, ao nível da informação, formação e reflexão, conta com o contributo de colaborações diversas, em temática e autoria, testemunhando experiências, práticas e investigações, além de partilhar ideias, conceitos e metodologias que contribuam para o estímulo da criação cultural e artística.

Nas últimas três edições (julho-dezembro de 2014, janeiro-junho de 2015 e julho-dezembro de 2015), a CulturAçores – Revista de Cultura publicou cerca de uma centena de artigos.

A revista é editada tanto em formato impresso, como digital, possuindo ainda um sítio de Internet para efeitos de promoção e subscrição da publicação, através do portal Cultura Açores da Direção Regional da Cultura, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Os prémios APOM visam incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

A APOM tem como objetivos promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.